O Governo promete intensificar o controlo das obrigações fiscais no âmbito do IRS e dentro deste imposto aponta em particular aos contribuintes de maior rendimento e aos profissionais liberais, segundo o relatório do FMI divulgado esta quinta-feira.
Corpo do artigo
No memorando de entendimento que faz parte do relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) relativo à sétima avaliação do programa de assistência a Portugal, o Governo lembra que "dada a elevada dependência das metas fiscais de 2013 deste imposto" irá dar especial importância ao cumprimento das obrigações fiscais em sede de IRS.
O executivo aponta, desde logo, à concretização dos projetos que visam um maior controlo sobre os contribuintes de maior rendimento, aos profissionais liberais e reforçar o controlo mensal da entrega das retenções de imposto.
A avaliação hoje divulgada surge um dia depois de o FMI ter discutido e aprovado a sétima avaliação a Portugal e o respetivo pagamento da oitava 'tranche' do empréstimo acordado, no valor de 657,47 milhões de euros, informou o Fundo.