A greve de pilotos da Lufthansa vai levar ao cancelamento de, pelo menos, 12 voos com partida e destino aos aeroportos de Lisboa e do Porto esta segunda e terça-feira.
Corpo do artigo
De acordo com informações da empresa gestora dos aeroporto ANA, esta segunda-feira as ligações para Munique e Frankfurt, com partida do aeroporto de Lisboa às 14.25 horas e às 16.05 horas, estão canceladas bem como três voos de regresso, que estava previsto chegarem à Portela às 15 horas, 21.40 horas e 23 horas.
Na terça-feira de manhã estão também já cancelados dois voos com partida de Lisboa e destino a Munique (6.10 horas) e a Frankfurt (7.25 horas).
No aeroporto do Porto, está também previsto o cancelamento de dois voos durante esta segunda-feira, de e para Frankfurt, às 11.30 horas e às 16.15 horas, e um na manhã de terça-feira (às 6 horas).
Segundo o 'site' da ANA, também não se realizam os voos de regresso ao Porto esta segunda-feira, com chegada prevista para as 15.25 horas e as 22.25 horas.
Segundo uma convocatória do sindicato Cockpit, a greve inicia-se às 11 horas locais (12 horas de Portugal continental) e vai afetar os voos da companhia aérea alemã que se realizem com os aparelhos Airbus 320-Family, Boeing 737 e Embraer.
Esta convocatória surge após a greve de 12 horas registada na passada quinta-feira pelos pilotos da Germanwings, a filial de voos de baixo custo da Lufthansa, e será a oitava paralisação dos pilotos da empresa desde abril.
As anteriores greves concentraram-se em alguns dos principais aeroportos alemães e afetaram sobretudo voos nacionais ou trajetos europeus.
Os pilotos estão contra as alterações no regime de reformas antecipadas que as administrações da Lufthansa e das suas filiais, Germanwings e Lufthansa Cargo, começaram a negociar com os sindicatos em março.
Desde abril que a Lufthansa e a Germanwings cancelaram cerca de cinco mil voos devido a greves, o que terá afetado mais de meio milhão de passageiros.