A taxa de variação homóloga da inflação fixou-se nos 0,2% em agosto, menos 0,6 pontos percentuais do que em julho, enquanto a taxa de variação média dos últimos 12 meses foi de 1,0%.
Corpo do artigo
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo a energia e os bens alimentares não transformados (inflação subjacente), a inflação apresentou uma taxa de variação homóloga nula.
Entre as classes com contribuições negativas para a variação homóloga da inflação, o INE destaca as do vestuário e calçado, com uma variação homóloga de -2,9%, seguida da classe dos transportes, com -1,8%.
Nas classes com contribuições positivas, o instituto salienta a dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com uma variação homóloga de 2,9%, sobretudo devido ao subgrupo da fruta fresca e frigorificada.
No que se refere à taxa de variação média dos últimos 12 meses, que diminuiu 0,3 pontos percentuais para 1,0%, a "principal redução" ocorreu nas classes da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, com uma queda de 0,7 pontos percentuais para 3,8%.
Em termos harmonizados, a variação média dos últimos 12 meses do IHPC passou de 1,4% em julho para 1,1% em agosto.
Segundo o INE, em julho esta taxa foi inferior em 0,6 pontos percentuais à observada para os países pertencentes à área do euro.
Em agosto, com base na estimativa do Eurostat, estima-se que a taxa de variação média dos últimos 12 meses do IHPC português seja inferior em 0,7 pontos percentuais à observada para os países pertencentes à área do euro.
A taxa de variação mensal da inflação, por sua vez, passou dos -0,2% observados em julho para os -0,7% em agosto.
De acordo com os resultados apurados, em agosto de 2013, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil registou uma diminuição mensal de 0,1% para o conjunto do país.
Segundo o INE, a diminuição "mais expressiva" foi registada no Alentejo (-0,4%), seguida de Lisboa (-0,2%), com apenas o Algarve a apresentar uma subida do valor das rendas de habitação por metro quadrado de área útil (0,4%).