O ministro das Infraestruturas afirmou, esta terça-feira, que "ainda vamos ter de viver" com o aeroporto da Portela "pelo menos mais 12 anos". O governante descartou Santarém como localização para o novo aeroporto e que foi, aliás, uma das propostas feitas pela comissão técnica independente.
Corpo do artigo
João Galamba afirmou, na quarta edição da CNN Portugal Summit, que Santarém era “longe” para a localização do novo aeroporto. “Ainda vamos viver com a Portela por muitos anos. Teremos pelo menos mais 12 anos de aeroporto na Portela”, disse.
O governante anunciou que a decisão do local será tomada no primeiro semestre de 2024. O concelho de Santarém foi uma das nove propostas feitas pela comissão técnica independente para a construção daquela estrutura.
As comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e de Coimbra, e também do Médio Tejo e da Beira Baixa, defenderam, esta terça-feira, Santarém como a "escolha ideal" para a localização do novo aeroporto. Sobre as declarações de João Galamba, Gonçalo Lopes, presidente da Região de Leiria, afirmou que "é opinião, não é uma certeza".
"Hoje assumimos uma posição política clara, objetiva, maturada e, portanto, achamos que a questão da distância já não se mede em quilómetros, mede-se em tempo", acrescentou, segundo a agência Lusa.
O ministro das Infraestruturas anunciou também, esta terça-feira, que há mais do que três interessados na privatização da TAP e revelou que o seu ministério não está interessado em propostas que impliquem perder o hub de Lisboa.