Os juros da dívida portuguesa estão cair, mais do que os juros da Irlanda, um dia depois de Lisboa ter anunciado um novo pacote de austeridade e de Dublin ter anunciado um défice para 2010 de 32%.
Corpo do artigo
A meio da manhã de hoje, quinta-feira, os investidores exigiam 6,377% para comprar dívida portuguesa com maturidade a dez anos, valor inferior ao máximo histórico atingido na terça-feira de 6,512%.
O Governo apresentou ontem, quarta-feira, um novo pacote de medidas de austeridade com vista à correcção das contas públicas que inclui uma nova subida do IVA para os 23% e cortes nos salários acima de 1.500 euros na Função Pública.
Pela primeira vez desde que há registo, os juros exigidos pela dívida portuguesa a dez anos mantêm-se, pelo oitavo dia consecutivo, acima dos 6%.
Irlanda com défice de 32%
Já o governo da Irlanda anunciou que o seu défice público irá chegar aos 32% do PIB este ano, devido ao resgate do Anglo Irish Bank, mas manteve o compromisso de ficar abaixo dos 3% em 2014.
Em resposta os investidores exigem 6,599% para comprar dívida irlandesa com maturidade a dez anos, valor abaixo dos 6,700% de quarta-feira.
O máximo histórico dos juros da dívida irlandesa é de 6,739% e registou-se na igualmente na terça-feira.
O 'spread' exigido face à dívida alemã mantém-se igualmente elevado, superando os 448 pontos base, enquanto no caso português está nos 421 pontos base.