Os juros exigidos pelos investidores no mercado internacional para comprar dívida portuguesa com maturidade a dez anos bateram hoje, sexta-feira, novos máximos históricos, tal como o "spread" face à dívida alemã.
Corpo do artigo
Os investidores exigem agora 6,423 por cento para comprarem as Obrigações do Tesouro portuguesas, com maturidade a dez anos, o valor mais alto registado.
O 'spread' da dívida portuguesa face aos títulos alemães (referencial europeu nos mercados) também continua a bater máximos históricos, situando-se esta manhã nos 423,1 pontos base.
Pela primeira vez desde que há registo, os juros exigidos pela dívida portuguesa a dez anos estão pelo sexto dia consecutivo acima dos seis por cento.
A pressão dos mercados sobre a dívida portuguesa acontece depois de duas emissões de dívida com juros históricos, sendo que na última semana Portugal emitiu dívida a dez anos com juros acima dos seis por cento.
Para além das duas emissões de dívida com juros elevados, ainda esta quinta feira o Governo indicou (e o PSD confirmou) que o maior partido da oposição recusou a negociação prévia, tendo em vista a viabilização do Orçamento do Estado para 2011.
Nas últimas duas semanas, vários economistas, políticos e empresários têm alertado para a possibilidade de uma intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) no País, já afastada pela organização, e de serem necessárias medidas adicionais para alcançar os objectivos para as contas públicas já este ano, em especial a meta de 7,3 por cento de défice orçamental.