A LG confirmou rumores e anunciou oficialmente, esta segunda-feira, estar de saída do mercado dos telemóveis para se focar noutras áreas de crescimento, após vários anos de perdas constantes e prejuízos acumulados.
Corpo do artigo
"Vamos encerrar a produção e as vendas do negócio de telemóveis devido à queda contínua num contexto de concorrência mais apertada", adiantou a empresa em comunicado. "Vamos melhorar o nosso portefólio de negócios, concentrando os nossos recursos de forma eficiente nas áreas principais".
A LG, que chegou a ser uma das três maiores fabricantes mundiais de smartphones, enfrentava uma concorrência cada vez maior e tinha de lutar com os gigantes da indústria, como a Apple e a Samsung.
"A partida da LG do espaço mobile pode desiludir alguns, mas estamos numa indústria onde fazer o que é melhor para os trabalhadores e acionistas também tem uma importância crítica. Como demonstraram outras marcas de telemóveis antes de nós, é um jogo de números, não é um concurso de popularidade", revela a gigante sul-coreana.
Quanto ao futuro da empresa, esta continuará a desenvolver outros segmentos nos quais já atua. Entre os citados estão televisores, ecrãs, tecnologia de consumo, robótica, inteligência artificial, componentes de veículos elétricos, assim como plataformas e serviços digitais.
Apesar de abandonar o negócio dos telemóveis, a LG vai continuar a "alavancar a sua experiência mobile" e a criar tecnologias relacionadas com a área, como o 6G, para conseguir ajudar a "fortalecer a competitividade em outras áreas de negócio."
De acordo com a LG, os dispositivos continuarão disponíveis para venda, até a marca ficar sem stock. Além disso, a empresa assegura que continuará a disponibilizar apoio técnico e atualizações de software por um período que varia conforme a região.
Espera-se que o encerramento do negócio dos smartphones fique concluído no dia 31 de julho, embora alguns modelos em stock possam estar ainda disponíveis um pouco depois dessa data.