Há cerca de três mil pessoas com viagens reservadas através da Marsans para os próximos meses. Os cálculos foram feitos pelos funcionários das lojas, que se reunem hoje no Porto e em Lisboa. As viagens marcadas para hoje também não estão garantidas.
Corpo do artigo
Os funcionários da Marsans Lusitana não receberam ontem, domingo, qualquer instrução da direcção da empresa sobre o que fazer hoje, segunda-feira. "Não sabemos se vamos abrir as lojas ou não", disse ao JN um dos chefes de loja do Norte. Os funcionários calculam que cerca de três mil pessoas tenham neste momento reservas feitas.
As viagens marcadas para esta manhã não poderão ser realizadas. "Vamos ver o que podemos fazer para as reservas de segunda à tarde e dos próximos dias", disse o mesmo funcionário. "Já conseguimos falar com a maior parte dos operadores, a nossa intenção é retirar todas as reservas que estão na Marsans e passá-las para outras agências ou então encaminhar o cliente a pagar a conta ao operador", explicou.
A falta de pagamento aos operadores turísticos por parte da Marsans levou-os a não emitir vouchers e bilhetes de avião. "É preciso que fique claro que os operadores não têm qualquer responsabilidade do que se está a passar, eles estão a ser expropriados", salientou o presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, João Passos.
Os operadores, enquanto grossistas, vendem pacotes de viagens às agências que as revendem aos seus clientes. O que fez a Marsans foi cobrar viagens aos seus clientes sem as pagar depois aos operadores, tendo deixando ambos com prejuízo. Daí, explicou ao JN um operador do Porto, ser necessário que os clientes verifiquem se os depósitos que fizeram foram ou não pagos aos operadores. Se sim, há hipótese de manter a viagem; se não, poderão tentar ser ressarcidos pela via judicial ou accionando a caução da Marsans no Instituto do Turismo, que pode não chegar para todos (ver caixa).
O Grupo Auchan, em cujos hipermercados existem 12 lojas Marsans, foi apenas informado da intenção de fechar lojas no fim-de-semana, reabrindo-as hoje. "Da falta de liquidez não tivemos conhecimento. Numa reunião, a Marsans informou-nos que ia assumir todos os compromissos com os clientes", disse o director financeiro da Auchan, Ricardo Fonseca, às televisões.