O Metropolitano de Lisboa prevê encerrar o serviço a partir das 23.30 horas desta quarta-feira, devido à greve de 24 horas que os trabalhadores convocaram para quinta-feira, indicou a empresa.
Corpo do artigo
Num comunicado publicado na sua página de Internet, o Metropolitano de Lisboa diz prever que a circulação dos comboios esteja parada na quinta-feira e só deva ser retomada às 06:30 de sexta-feira.
O conselho de administração lamenta as perturbações e reitera o "empenho na prossecução das medidas necessárias que garantam a sustentabilidade e a qualidade do serviço de transporte" que disponibiliza.
O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social não decretou serviços mínimos para a greve dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, ao contrário do que tinha decidido há 15 dias e que levou à suspensão da greve. Nessa altura, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) suspendeu a greve e substituiu-a por "um dia de luto".
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa agendaram esta greve de 24 horas para quinta-feira depois de 36 organizações sindicais e comissões de trabalhadores do setor dos transportes terem decidido avançar com uma quinzena de greves, entre 25 de outubro e dia 08 de novembro, contra as propostas do Orçamento do Estado para 2014, como a concessão dos serviços a privados e a redução das indemnizações compensatórias às empresas.
A rodoviária Carris vai reforçar quatro carreiras na quinta-feira, em percursos coincidentes com os eixos servidos pelo Metropolitano de Lisboa.
Em comunicado, a Carris, que foi fundida com o Metro de Lisboa, informou que vai reforçar as carreiras 726 (Sapadores-Pontinha Centro), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação Damaia).