Ministro alemão das Finanças apela ao parlamento para aprovar empréstimo a Portugal
O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaeuble, pediu, quinta-feira, ao parlamento alemão (Bundestag) que apoie o empréstimo pela União Europeia e FMI a Portugal de 78 mil milhões de euros, considerando-o "justificável e correto".
Corpo do artigo
Schaeuble, que falava na abertura de um debate sobre a assistência financeira a Portugal, lembrou que "os dois maiores partidos da oposição se comprometeram" com o pacote de medidas de austeridade negociado entre o governo de gestão de José Sócrates e a chamada "troika" (FMI/UE e BCE), lembrando que este implica cortes equivalentes a cinco por cento do Produto Interno Bruto português.
O ministro alemão sublinhou ainda que Portugal levou a cabo "grandes esforços de consolidação orçamental, nos últimos meses", e lembrou que o memorando negociado com a Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu (BCE) inclui também a flexibilização do mercado de trabalho, o que considerou "importante, sobretudo para dar uma perspectiva aos jovens".
Schaeuble mostrou-se ainda convencido que a ajuda externa surtirá efeito, e permitirá que, "a prazo" Portugal volte a obter financiamentos nos mercados de capitais.