O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses diminuiu 3,8% em 2009, face a 2008, um recuo inferior ao verificado na União Europeia, que registou uma quebra de 5,7%, anunciou o INE.
Corpo do artigo
"No contexto da crise económica internacional, em 2009, a dinâmica do transporte aéreo ao nível europeu traduziu-se por uma quebra de 5,7%, face ao ano anterior, no movimento de passageiros nos aeroportos da UE [União Europeia]27", de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Nos aeroportos portugueses, acrescenta o instituto de estatísticas, "a evolução negativa foi menos acentuada, com um movimento de passageiros que se situou 3,8% abaixo do volume de passageiros registado em 2008".
Pelo conjunto dos aeroportos da UE passaram, no ano passado, 757,9 milhões de passageiros, uma redução de 46 milhões face a 2008.
Em Portugal, o número de passageiros movimentados por via aérea ascendeu a 23,8 milhões em 2009, um número que compara com os 24,8 milhões movimentados no ano anterior.
"Enquanto o ano de 2008 se caracterizou ainda por um ligeiro incremento no número de passageiros movimentados, quer em Portugal quer na EU27, o ano de 2009, face ao ano antecedente, traduziu-se por uma contracção na actividade aeroportuária, mais acentuada no conjunto dos países da UE27 comparativamente a Portugal", escreve o INE.
O instituto de estatísticas refere que em 2008 o número de passageiros transportados aumentou 2,8% em Portugal e 0,4% no conjunto da UE.
Em Portugal, o mercado Extra-UE mais importante continua a ser o dos 'outros países europeus', seguindo-se a região da América do Sul, que representa o destino de cerca de 30% dos passageiros transportados para fora da UE27.
A América do Norte, por seu turno, foi a região com maior quebra de passageiros transportados de e para Portugal em 2009 (menos 13,3%).
O aeroporto de Heathrow (Londres) foi o que movimentou o maior número de passageiros na Europa, em 2009 (cerca de 66 milhões), seguindo-se o aeroporto Charles de Gaulle (Paris), com quase 58 milhões de passageiros movimentados.
Já o aeroporto de Lisboa movimentou cerca de 13 milhões de passageiros em 2009.
O INE refere ainda que "o primeiro trimestre de 2010 parece confirmar o período negativo que o transporte aéreo de passageiros atravessa", tendo sido registado decréscimos de passageiros embarcados na maioria dos aeroportos de origem.