A PT segue a crescer 2,32 % para 8,37 euros depois de já ter subido mais de 5 por cento, nas vésperas de terminarem as negociações com a Telefónica para a compra da participação da PT na Vivo.
Corpo do artigo
Enquanto, às 14.30, a Portugal Telecom (PT) era o título que mais crecia na bolsa portuguesa ajudando a impulsionar o PSI 20 para terreno positivo (0,41 por cento), em Espanha o Ibex 35 seguia a perder com a Telefónica a oscilar entre o vermelho e o verde mantendo-se perto dos 16,55 euros.
A 30 de Junho, e apesar de a maioria dos acionistas (74 por cento) da PT ter dado luz verde ao negócio, o Estado português usou a 'golden share' (direitos especiais), pela primeira vez, para vetar a compra dos 50 por cento que a operadora tem na Vivo pela Telefónica, numa proposta revista em alta por duas vezes, chegando a 7,15 mil milhões de euros.
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, disse hoje que o Governo vai aguardar "com naturalidade" o desfecho das negociações e, em função do que aconteça, ver "o que é oportuno" fazer.
Na terça feira, o presidente da Telefónica, César Alierta, "reiterou" que a oferta apresentada para comprar a participação da PT na Vivo expira mesmo na sexta feira.