O deputado comunista Jorge Machado acusou hoje o governo de falta de medidas no combate ao desemprego em Portugal e afirmou que PS e PSD se preparam para manter as opções políticas no próximo Orçamento de Estado.
Corpo do artigo
Em declarações à Lusa, o deputado do PCP comentou a subida do desemprego para os 10,3 por cento em Novembro, segundo os dados hoje divulgados pelo Eurostat.
Para o comunista, o número de desempregados tem subido "numa espiral preocupante", existindo actualmente cerca de 700 mil pessoas sem emprego no país, afirmou.
Jorge Machado referiu que o governo "tem-se preocupado com a sua própria vitimização", em vez de tomar medidas para combater o aumento do desemprego.
Para o PCP, o Orçamento de Estado (OE) para 2010 deveria privilegiar medidas destinadas a contrariar o desemprego e promover o crescimento económico do país, mas Jorge Machado afirma que se assiste a um "acordo tácito entre PS e PSD para manter as mesmas opções políticas", conduzindo à actual "situação desgraçada".
Os comunistas vão apresentar propostas no âmbito do Orçamento do Estado, nomeadamente um projecto de lei para alterar o subsídio de desemprego.
As medidas a defender pelo PCP no próximo OE vão ser discutidas nas Jornadas Parlamentares da bancada comunista, na terça e quarta-feira, em Viseu.