O grupo PSA (que engloba as marcas Peugeot, Citroën e DS) divulgou o consumo real de 30 dos seus modelos, no que pode ser entendido como uma consequência do escândalo da Volkswagen. Todos os modelos do grupo gastam mais do que até agora era divulgado.
Corpo do artigo
Os resultados, diz o grupo, surgem do protocolo de ensaios definido com as ONG Transport & Environment (Transporte e Ambiente) e France Nature Environnement (França, Natureza e Ambiente), auditados pelo Bureau Veritas.e "permite medir o consumo em utilização real dos clientes do Grupo PSA".
Os resultados confirmam o que há muito se suspeitava. Os automóveis gastam mais do que indicavam as fichas do New European Driving Cycle, o sistema de homologação europeu. No caso do grupo PSA, a maior diferença registou-se no 3008 1.2 PureTech, de 130 cavalos, caixa manual, que gastou uma média de 7,6 l/100 km, contra os 4,6 litros que constavam da ficha de homologação.
Enquanto os consumos tradicionalmente homologados eram obtidos em ambiente laboratorial, estas medições foram realizadas em vias públicas, abertas ao tráfego (25 km em meio urbano,39 km extraurbano e 31 km em autoestrada) em condições de condução reais (com ar condicionado ligado, bagagem, passageiros, declives etc....).
"Em novembro de 2015, num contexto mediático desacreditado do setor automóvel, o Grupo PSA havia decidido implementar uma abordagem única de transparência para com os seus clientes, através da publicação dos consumos dos seus carros em utilização real. Esta iniciativa é uma estreia mundial na indústria automóvel", refere a empresa em comunicado.
No final deste ano a Peugeot, Citroën e DS "irão propor nos seus portais um simulador que permitirá aos clientes das marcas prever o consumo dos seus veículos, dependendo do seu modo de condução e da utilização da viatura. Simultaneamente será disponibilizada online uma aplicação de eco-condução, que permitirá ao cliente controlar os seus consumos de combustível".
O grupo anunciou, igualmente, que até ao final do ano irá divulgar os consumos reais de mais 20 modelos.