Portugal e Irlanda registaram a mais baixa inflação média da União Europeia nos 12 meses até Julho, ambos com taxas de 0,5 por cento, contra uma média de 0,7 por cento na zona euro.
Corpo do artigo
"As mais baixas médias de 12 meses até Julho de 2009 registaram-se na Irlanda e Portugal (ambas 0,5 por cento) e na Alemanha, Franca e Luxemburgo (todas com 1,1 por cento), enquanto as mais altas registaram-se na Letónia (8,8 por cento), Lituânia (7,8 por cento) e Roménia (6,6 por cento)", refere o gabinete de estatística da União Europeia (Eurostat), em comunicado.
Segundo o Eurostat, nos 16 países da zona euro a inflação anual em Julho de 2009 foi negativa em 0,7 por cento, em comparação com a inflação negativa de 0,1 por cento em Junho, a primeira queda anualizada de preços desde que a zona euro foi criada em 1999.
Em Julho de 2008, a inflação anual na zona euro tinha sido de quatro por cento, um máximo histórico.
No total dos 27 países da UE a inflação anual foi de 0,2 por cento em Julho de 2009, com os preços a cair em comparação com os 0,6 por cento de inflação registados no mês de Junho. Em Julho de 2008 a inflação na média comunitária era de 4,4 por cento.
Apesar desta subida na UE, os 0,2 por cento representam um novo mínimo.
Em Julho, na zona euro a inflação mensal foi negativa em 0,7 por cento, enquanto no total da UE foi negativa em 0,5 por cento.
Os dados da inflação seguem-se à divulgação na quinta-feira dos dados económicos da zona euro, que deram algumas esperanças de que o final da crise poderá estar mais perto, com a Alemanha, França, Grécia e Portugal a registar crescimentos económicos de 0,3 por cento no segundo trimestre do ano.