Valor das transações está 20,3% acima do ano passado por esta altura e 8,8% do período das festas de 2019.
Corpo do artigo
O valor dos pagamentos eletrónicos durante os primeiros 12 dias de dezembro ultrapassa em 20,3% os gastos em igual período de 2020 e supera em 8,8% as operações efetuadas há dois anos pela mesma altura. Segundo os dados da Sibs Analytics, já foram gastos 2,2 mil milhões em 12 dias, o que equivale a mais de 183 milhões de euros por dia.
No mês passado, a maioria do dinheiro ficou nos súper e hipermercados, cujas vendas estão a crescer 11% em valor, mas o maior crescimento foi nos serviços de catering, restauração e similares (102%), antes das restrições em vigor. As compras de Natal foram sendo antecipadas desde a Black Friday e o comércio online está a crescer 10% a 25%.
Novembro já foi um mês bom para os pagamentos eletrónicos, a crescerem 25,7% e 12,7%, respetivamente, face a igual período de 2020 e de 2019. No mês passado, os portugueses desembolsaram 5,4 mil milhões, correspondendo a gastos diários de 180 milhões de euros. No entanto, só nos primeiros 12 dias de dezembro, esse ritmo já aumentou para 183,3 milhões de euros por dia. A título de comparação, em 2020, os gastos andavam a um ritmo de 150 milhões por dia, menos 9,6% do que os 158,3 milhões diários de 2019, antes de a pandemia alterar a forma como fazemos compras.
Os súper e hipermercados ficam com a fatia de leão dos gastos dos portugueses (1,2 mil milhões de euros em novembro), com o Estado logo atrás (712,5 milhões). Mas o aumento de 55% nos pagamentos em "moda e acessórios" (290,9 milhões), em novembro, já indiciam compras antecipadas para o Natal, uma vez que a categoria tem sido das mais penalizadas desde o início da pandemia. A subida de 40% nos pagamentos em gasolineiras pode refletir mais deslocações, mas também a subida dos preços nas bombas.
online a aumentar
Os dados da Sibs Analytics respeitam a pagamentos eletrónicos, que incluem compras presenciais, o pagamento de serviços ou ao Estado, carregamentos de telemóveis ou de títulos de transporte, mas traduzem também as compras feitas online, que estão a crescer.
De acordo com a Wise Pirates, uma startup portuense que ajudou empresas a passar para o online durante a pandemia e trabalha com mais de 200 marcas, "espera-se que o e-commerce em Portugal neste Natal continue a crescer cerca de 25% face ao ano passado".
O CEO da startup, Pedro Barbosa, explica que "há cada vez mais consumidores a passar parte das suas compras para o online, fazendo compras de forma mais híbrida". Isso significa que o online tanto pode ser a montra, como a caixa que finaliza o negócio, sem ficar de fora a experiência física com o artigo numa loja tradicional.
O comparador de preços Kuanto Kusta também começou por ser um local de consulta, contudo ultimamente passou a vender cada vez mais produtos. O cofundador Paulo Pimenta (ler entrevista na página seguinte) calcula que a faturação cresça 20% nesta altura, com um aumento de afluência ao site de mais do dobro do ano passado.
Mesmo nos serviços de compra e venda entre particulares, como no Custo Justo, esta altura do ano significa "mais de cinco milhões de visitas ao site" e um crescimento de negócios "superior a 10% face ao ano passado". O diretor-geral, Pedro Furtado, indica que as categorias com maior crescimento nos últimos 30 dias são "livros, antiguidades e coleções, vinho e gastronomia, brinquedos e jogos, instrumentos musicais e jogos e consolas".
Os mais procuradores online
Antirrugas
O negócio da cosmética está a mudar para o online, avisa Paulo Pimenta. No Kuanto Kusta, o antirrugas Filorga Duo Time Filler Creme esteve entre os cinco mais procurados até 9 de dezembro.
Joker Júnior
O jogo de tabuleiro "é campeão de vendas todos os anos" por esta altura, segundo o CEO do Kuanto Kusta, e agora a versão Júnior mantém a tradição.
PS5 e Nintendo
A mais poderosa e recente consola Playstation está esgotada em várias lojas e é dos produtos mais procurados no Kuanto Kusta em dezembro, mesmo a custar mais de mil euros. Logo a seguir, as buscas são pela Nintendo Switch Neon Blue/Red V2.
Televisor LED
Ao contrário de outros tempos, a tecnologia que era o ponto forte das vendas online antes da pandemia surge agora mais no final da lista dos mais procurados. Um televisor LED de 32 polegadas, com um custo inferior a 140 euros, foi o mais procurado no início de dezembro.
Testes rápidos
As restrições atualmente em vigor impulsionaram as vendas dos testes rápidos, ao ponto de haver stocks esgotados temporariamente. No Kuanto Kusta, o Flowflex Teste Rápido foi o líder das buscas na primeira semana deste mês.
Perfumes
Paulo Pimenta, cofundador do Kuanto Kusta, destaca o enorme aumento de vendas de perfumes online desde o início da pandemia. O artigo Hugo Boss Bottled Man EDT 100 ml é o segundo artigo mais procurado no site. Aquecedor
A Xiaomi progride nos produtos vendidos em Portugal, depois dos smartphones. O aquecedor inteligente elétrico Mi Smart Space (esteve a 119 euros esta semana no Kuanto Kusta, agora está em 159,19 euros) foi o terceiro produto mais procurado no início deste mês.
Videojogos
Depois de a pandemia ter impulsionado a venda deste tipo de produto, a procura manteve-se em alta. O jogo Fifa 22 para a Playstation 4 está em 4.o lugar.