Presidente Galp não está surpreendido com nívelamento dos preços dos combustíveis nas autoestradas
O presidente da Galp disse ter recebido sem surpresa a conclusão da Autoridade da Concorrência de que a introdução de painéis informativos nas autoestradas levou a uma nivelação dos preços ao consumidor.
Corpo do artigo
"Que os painéis contribuíram para igualar os preços e que essa é uma consequência da transparência absoluta de informação, não é nenhuma surpresa", afirmou Manuel Ferreira de Oliveira.
O presidente da Galp salientou que os custos de manter um posto de abastecimento numa autoestrada são muito grandes e que essa estrutura é a razão de os preços dos combustíveis serem mais elevados nas autoestradas.
"As bombas das autoestradas são as que vendem menos", afirmou o presidente da Galp.
Esta semana a Autoridade da Concorrência divulgou um estudo sobre preços comparativos dos combustíveis nas autoestradas e concluiu que a introdução de painéis comparativos dos provocou uma nivelação dos preços e um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina.
Segundo o relatório, a maior transparência de preços provocou também "uma redução substancial do número de preços distintos existentes em cada autoestrada para cada um dos combustíveis", uma situação "mais saliente no caso da gasolina do que no caso do gasóleo rodoviário".
A introdução de painéis eletrónicos comparativos de preços de combustíveis nas autoestradas teve lugar em 2009, na sequência de uma recomendação da AdC que visava promover a concorrência.