O ministro da Economia apelou, esta segunda-feira, aos empresários alemães para investirem em Portugal, garantindo que, após uma série de reformas, o país está pronto para a "reindustrialização".
Corpo do artigo
Álvaro Santos Pereira, que falava no encontro empresarial luso-alemão no âmbito da visita da chanceler Angela Merkel, disse aos empresários germânicos que "Portugal está aberto a uma nova vaga de investimentos alemães em que se possam realizar bons e importantes negócios para ambas as partes".
E para exemplificar que o país é atrativo, o ministro da Economia disse que Portugal tem "grandes e bastantes empresas alemãs há várias décadas e estas são unânimes em reconhecer a produtividades a qualidade da nossa mão de obra".
"Há inúmeras oportunidades para investir em Portugal, desde já com o processo de privatizações e de concessões que estamos a lançar, desde a ANA, CTT, CP Carga e a concessão no setor dos transportes, bem como investimentos nos portos, que será uma aposta do ano de 2013", sublinhou Álvaro Santos Pereira.
A chanceler alemã estará, esta segunda-feira, em Lisboa para uma visita oficial de cinco horas num momento em que internamente cresce a contestação ao programa assinado com a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), a que Merkel diz manter-se "fiel".
Esta é a primeira vez que a chefe do Governo da Alemanha visita oficialmente Portugal e reunir-se-á com o Presidente da República, com o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros e com empresários dos dois países.
Fontes diplomáticas portuguesas, citadas pela agência EFE, afirmaram que a deslocação de Merkel é vista como um "sinal de esperança" numa conjuntura de crise.
Segundo disse a própria, numa entrevista à RTP, esta visita é "uma contribuição" para mostrar que a Alemanha "quer ajudar" e "para ver o que se pode melhorar na cooperação entre empresas para gerar mais empregos" e para que "haja força económica em Portugal".