As taxas Euribor mantiveram-se em mínimos a três meses e caíram para novos mínimos de sempre a seis, nove e 12 meses.
Corpo do artigo
A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu 0,002 pontos percentuais para 0,086%, um novo mínimo de sempre.
A 12 meses, a Euribor caiu para 0,195%, um novo mínimo de sempre e menos 0,001 pontos percentuais do que na quarta-feira.
No prazo de nove meses, a Euribor também desceu 0,001 pontos percentuais em relação à véspera, ao ser fixada em 0,135%, também um novo mínimo de sempre.
A três meses, a Euribor manteve-se, ao voltar a ser fixada em 0,018%, o atual mínimo histórico registado pela primeira vez a 30 de março.
Os mercados financeiros vão estar fechados na sexta-feira Santa e na próxima segunda-feira.
A 9 de março, o Banco Central Europeu (BCE) arrancou com um programa sem precedentes de compra de dívidas soberanas, que vai permitir injetar 60 mil milhões de euros por mês até, pelo menos, setembro de 2016.
O objetivo desta operação denominada "Quantitative Easing" (QE) é redinamizar a economia da zona euro.
Para os mercados, o QE marca uma mudança histórica da política monetária do BCE.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.