O consumo de cápsulas de café em Portugal atingiu, no último ano, o valor mais alto de sempre, indica um estudo da empresa Euromonitor, que vai ser apresentado esta terça-feira, em Lisboa, durante o 11º Encontro Nacional dos Torrefactores.
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O estudo da Euromonitor, denominado "Tendências Internacionais do Consumo de Café", menciona que as máquinas de cápsulas representaram 84% das vendas de máquinas de café em 2016, com uma penetração no mercado português de 59%.
"Há uma clara tendência crescente para o aumento do consumo de cápsulas, com a novidade de estas terem ultrapassado a barreira do consumo familiar, dentro das próprias casas, e estarem a ganhar terreno no que toca à sua comercialização em estabelecimentos de bebidas", adianta ao JN, Cláudia Pimentel, secretária geral da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), promotora do encontro, que decorre esta terça-feira, na Associação Industrial Portuguesa (AIP).
O estudo revela, por outro lado, que nos últimos anos se assistiu a mudanças no perfil dos consumidores de café. "Há um novo público, sobretudo composto por pessoas que viajam muito, que começa a procurar os lotes premium e diferenciados, não se contentando já com os produtos mais tradicionais", sublinha a responsável da AICC.
O mesmo estudo prevê o continuo aumento da venda de cápsulas como resultado de estilos de vida mais ocupados, especialmente entre os consumidores mais jovens. Assim, espera-se que as cápsulas registem um valor CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 3% a preços constantes de 2016. Por conseguinte, as cápsulas poderão representar 75% do total das vendas constantes de café a retalho em 2021.
O consumo de café está a aumentar em toda a Europa, mas, no que toca à opção pelas cápsulas, há diferenças assinaláveis entre os países do Norte e os do Sul, conforme assinala Cláudia Pimentel: "Os primeiros têm mais preocupação ambiental e optam menos pelas cápsulas, ainda que se registe um aumento moderado desta opção. Ao invés, nos países do Sul, onde a questão ambiental não tem tanto peso, o crescimento das cápsulas é mais evidente".
A responsável revelou ainda que, tendo em conta esta preocupação ambiental, assiste-se atualmente a um esforço por parte das empresas para produzirem cápsulas compostáveis, que sejam elas próprias biodegradáveis.
Os mercados de café em franco crescimento são a Alemanha, Itália e França. Em 2016, na Europa foram transacionadas 2,2 milhões de toneladas de cafés; 31,2 milhões de unidades de máquinas de café vendidas; e 7 mil milhões de euros gastos em lojas especializadas em café. Em Portugal,o consumo médio anual estiam-se entre 4,7 a 5 quilos por pessoa.
O volume total de vendas de café na Europa Ocidental foi de 75% (zero crescimento) e na Europa Oriental de 25%, mais 1,2%. As cápsulas de café estão estabelecidas na Europa Ocidental, já na Europa Oriental domina o café instantâneo.