No primeiro dia para fazer a reserva dos DEM, duas equipas do JN fizeram simultaneamente os dois trajectos possíveis que ligam Viana do Castelo ao Porto, um que será portajado a partir de 1 de Julho (A28), e a velhinha Estrada Nacional 13 (EN13).
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Os dois carros partiram ontem, às 8 horas, da Estação de Comboios de Viana do Castelo, para reproduzir o mais fielmente possível o trajecto de quem tenha que se deslocar daquele concelho minhoto até à cidade do Porto no início de um dia de trabalho. Um dos automóveis seguiu pela ainda SCUT A28 - vai passar a custar 4,05 euros -, enquanto que o outro utilizou a EN13, ambos em direcção à Avenida dos Aliados (Porto).
Um quarto de hora volvido e o carro na A28 já tinha percorrido 17,8 quilómetros (km), tendo passado já o primeiro pórtico. À mesma hora, na EN13, o outro veículo ficava-se pelos 12 km. Em apenas meia hora, o primeiro tinha já feito o dobro da distância que o "concorrente" da EN13, mais precisamente 45 contra apenas 22 km.
Uma diferença de distâncias explicada pelos vários constrangimentos da EN13, como semáforos, rotundas, passadeiras, e mesmo carros de limpar as fossas que ocupavam parte da estrada em Esposende. Pouco tempo depois, antes de chegar à Apúlia, os semáforos limitadores de velocidade não impediram que uma couve fosse projectada de um camião.
Cerca de 45 minutos e 65 km depois, o veículo que seguia na A28 cruzava o rio Leça, onde se deparou com um enorme "engarrafamento". Já na EN13 uma hora de viagem deu para chegar até à Póvoa de Varzim, que inesperadamente se atravessou sem dificuldades, o mesmo acontecendo em Vila do Conde. Algumas das explicações possíveis são: primeiro dia de férias escolares e o jogo da selecção nacional.
Complicado mesmo só em Modivas, onde o carro esteve parado cinco minutos num semáforo, por causa de obras da EN13. Mais tempo em "pára-arranca" ficou o carro da A28, que precisou de 15 minutos para percorrer os cinco km até entrar no Porto. Os últimos dez km demoraram 35 minutos a fazer.