Corpo do artigo
O que é a dislipidemia?
É o aumento de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL (colesterol bom) que contribuem para a aterosclerose , a principal causa de morte dos países desenvolvidos, incluindo Portugal. Além da aterosclerose, também a angina de peito, o enfarte agudo do miocárdio, o AVC e a insuficiência vascular periférica podem ser consequência da dislipidemia. Qualquer tipo de dislipidemia representa, por isso, um importante fator de risco cardiovascular, uma vez que a placa aterosclerótica acumulada nas paredes das artérias pode levar à obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo que chega ao coração e ao cérebro.
O que a causa?
As causas podem ser primárias (genéticas) ou secundárias. O diagnóstico é realizado pela medida das concentrações totais de colesterol, lipoproteínas de baixa densidade (ou LDL), lipoproteínas de alta densidade (ou HDL) e triglicerídeos.
Quais são as principais causas do aumento do colesterol nos adultos?
As principais causas por muitos casos de dislipidemias em adultos resultam do estilo de vida sedentário, com ingestão excessiva de gordura saturadas, colesterol, ácidos gordos trans e abuso de bedidas alcoólicas. Outras causas comuns de dislipidemia são diabetes mellitus, nefropatia crónica, hipotireoidismo, cirrose biliar primária e outras doenças hepáticas colestáticas. As causas secundárias dos baixos níveis de colesterol HDL incluem tabagismo, esteroides anabolizantes e síndrome nefrótica entre outras.
Como se trata?
O tratamento envolve alterações alimentares, atividade física e fármacos.
Há vários tipos de dislipidemias?
Sim. O sistema mais prático categoriza-as como primárias ou secundárias e classifica-as por
. Aumento apenas do colesterol (hipercolesterolemia pura ou isolada)
. Aumento apenas dos TGs (hipertrigliceridemia pura ou isolada)
. Aumento de colesterol e triglicerídeos (dislipidemias mistas ou combinadas)