O JN em parceria com a farmacêutica Servier organizou um debate sobre o tratamento da dislipidemia, o termo correto que engloba aquilo que comummente se designa por colesterol
Corpo do artigo
Francisco Araújo, especialista em Medicina Interna e presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, e Ema Paulino, farmacêutica comunitária e membro do Comité Executivo da Federação Internacional Farmacêutica foram os protagonistas do webinar desta quinta-feira.
Temos quase todos a ideia de que o mau colesterol (mau porque também o há bom) é a única gordura perigosa que circula no nosso corpo. Talvez porque a incidência é elevada: de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mais de metade dos portugueses inquiridos (53,2%) tinha valores de colesterol total iguais ou superiores aos valores recomendados.
Mas o mais correto é falarmos de dislipidemia. É ela que causa, entre outros problemas, aterosclerose, angina de peito, enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2021/04/servier_dislipide_20210415192149/hls/video.m3u8