No seu 134.º aniversário, o JN dirige o seu olhar para o mar, tema que estará presente em dois grandes momentos - o JN North Festival, de 26 a 28 de maio, na Alfândega do Porto, e numa conferência a 2 de junho, a ter lugar no Terminal de Passageiros de Leixões.<br/>
Corpo do artigo
A partida para a comemoração dos 134 anos do "Jornal de Notícias" arranca, assim, em ambiente de festa, mas também de diálogo e reflexão. Qual é hoje a importância do mar em termos ambientais, económicos, sociais e científicos?
Algumas respostas serão dadas durante o JN North Festival em três "talks" que vão ser transmitidas em direto nos dias 26, 27 e 28 de maio, às 17 horas.
A primeira conversa, a 26 de maio, sobre "Um oceano saudável protegido pelas comunidades", tem como convidada Raquel Gaspar, cofundadora da Ocean Alive, um projeto focado no estuário do Sado, e na proteção das pradarias marinhas, que trabalha em conjunto com a comunidade piscatória.
No segundo dia do festival, trazemos para o recinto do JN North Festival "O surf e a economia do mar", para uma "talk" com Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas.
Já a 28 de maio, Vítor Vasconcelos, administrador do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) é o nosso anfitrião para uma conversa sobre "A investigação marinha, o futuro do planeta e o potencial da biotecnologia azul".