O bacalhau da Noruega é presença assídua em todos os natais e em qualquer altura do ano, podendo ser feito de várias formas para agradar a toda a gente. Mas será que conhece a sua origem?
Corpo do artigo
A estrela do nosso Natal não está no topo da árvore, mas sim nos nossos pratos. Todos os anos, a família reúne-se à mesa para saborear o belo Bacalhau da Noruega. No entanto, não há razão para que essa não seja a sua escolha durante todo o ano, especialmente se for o bacalhau ideal.
Falar de bacalhau ideal é falar do Bacalhau da Noruega até porque a origem importa. Como tal, é o momento de conhecer a origem deste belo produto que marca presença durante todo o ano nas mesas dos portugueses.
A Noruega é a nação dos produtos do mar, uma vez que o mar representa um papel muito importante na vida dos noruegueses há mais de mil anos. As suas pequenas ilhas e enseadas e os seus fiordes criam o ambiente perfeito para a pesca e para a aquacultura, tornando a Noruega o segundo maior exportador de peixe de mar do mundo.
Com o novo selo de país de origem - Seafood from Norway - vai ser possível identificar o seu país de origem e ter a garantia de que está a escolher o melhor produto do mar. É com este conceito que se estabelece uma ligação entre as condições naturais onde o peixe habita e a sua qualidade excecional. Assim, a Noruega é conhecida pela sua natureza agreste, clima rigoroso, ventos fortes e mar violento e gelado.
Não falamos de um local ideal para pessoas viverem, mas é certo que é o local certo para este bacalhau tão da Noruega. É graças à qualidade do peixe que os noruegueses se instalaram naquele local e que têm vindo a trabalhar para receber de braços abertos um peixe que cresce lentamente, mas que desenvolve um sabor e textura perfeitos.
"Seafood from Norway" é um símbolo de tradições ancestrais e de uma especial atenção à preservação da natureza repleta de qualidade em todos os seus produtos do mar noruegueses.
O Bacalhau da Noruega representa 60% do consumo nacional em Portugal. Como tal, a ligação dos noruegueses com Portugal é forte, uma vez que é graças ao gosto dos portugueses que milhares de famílias norueguesas continuam a viver ao sabor do mar, sob temperaturas negativas e tempestades, para que o melhor Bacalhau do Mundo chegue com toda a qualidade à mesa dos portugueses.
Mais do que gastronomia, o Bacalhau da Noruega é cultura e uma cultura bem portuguesa. Presente no Natal e em qualquer altura do ano, uma coisa é certa: a origem importa e o sabor deste bacalhau tão norueguês promete continuar a chegar aos portugueses com um sabor perfeito.