Serão 12 espaços seguros, inclusivos, acessíveis, verdes e para toda a família.
Corpo do artigo
A criação de uma rede de parques temáticos implementada à escala do concelho tem como finalidade o estabelecimento de um circuito de equipamentos de recreio e lazer que se distinguem de outros parques pelo seu caráter multigeracional e inovador. Com este projeto, pretende-se estimular a interação multigeracional, com acessibilidades para todos, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos seus utilizadores e satisfazendo as necessidades de recreio e de lazer de crianças e respetivas famílias.
A implantação desta rede de parques temáticos está a ser apoiada em parâmetros quantitativos e qualitativos, com o intuito de criar espaços seguros, inclusivos, acessíveis, verdes, amigáveis para as famílias, desafiadores, atraentes e convidativos.
Todos os parques contarão uma história através de uma narrativa própria, quer a partir dos equipamentos lúdicos e escultóricos escolhidos, quer através do mobiliário urbano e da vegetação. Todos os parques, sem exceção, serão multigeracionais num perfeito convívio onde todas as gerações se encontram e podem conviver e interagir com o espaço e com a natureza envolvente através de um perfeito equilíbrio. Cada parque deixará uma moral, despertando a curiosidade dos espetadores, quer para a leitura de cada uma das histórias ou temas, quer para o que podemos extrair em termos de ensinamento de vida.
O primeiro parque temático a ser lançado será «A Volta ao Mundo em 80 Dias» (Parque da Lavandeira). O início da construção está previsto para julho, estando a sua conclusão prevista para fevereiro de 2023, dada a especificidade e dimensão dos equipamentos.
Outros dois parques serão o «Pinóquio» (Jardim Soares dos Reis) e a «Abelha Maia» (Jardim do Candal), com um novo concurso a ser lançado em outubro deste ano. O parque «Bela e o Monstro» (Jardim das Amoreiras) aguarda parecer favorável a emitir pela DRC-N, por se localizar em área de proteção do Mosteiro de Grijó. Já na Avenida Beira Mar-Canidelo, está em fase de conclusão do projeto de execução o parque «Descobrimentos», tal como o «Alice no País das Maravilhas» (Jardim do Tempo-Madalena). O «Peter Pan» (Jardim do Areinho de Oliveira do Douro), o «Parque Musical» (S. Caetano) e o «Bela Adormecida» (Largo Egas Moniz, Oliveira do Douro) estão em fase de projeto. Já o parque «Rede Social» (Centro Cívico de Arcozelo) integra o MasterPlan de Arcozelo.
O «Principezinho» (futuro Parque Rio, a norte do areinho de Avintes) será o maior dos parques temáticos, devido à sua dimensão e à localização geográfica. Por fim, o denominado «Os Quatro Elementos: Ar, Água, Terra e Fogo» (Olival) será um parque peculiar que pretende chamar a atenção para as alterações climáticas, encontrando-se ainda em fase de estudo.