Cerca de 13 mil alunos residentes em Vila Nova de Gaia deverão ser abrangidos pelo programa da autarquia de apoio ao transporte.
Corpo do artigo
O passe gratuito de transportes públicos para estudantes dos 13 aos 18 anos residentes em Gaia entrou em vigor a 1 de abril, materializando-se assim o alargamento do apoio da Câmara Municipal a esta faixa etária. Esta iniciativa representa um investimento municipal que deverá alcançar os 2 milhões de euros até ao final do ano.
Para os alunos que ainda não se candidataram, a inscrição é simples. Devem adquirir o cartão Andante passe 4_18, ou passe 4_18 (A), nas lojas Andante. Posteriormente, devem inscrever-se na plataforma online (disponível no site do município) e anexar as informações solicitadas, nomeadamente o número do passe Andante 4_18 ou 4_18 (A), certidão comprovativa do domicílio fiscal e atestar a legitimidade do Encarregado de Educação, através de declaração validada pela respetiva escola.
De acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, Vila Nova de Gaia torna-se, assim, no "primeiro município na Área Metropolitana do Porto a ter coberta a gratuitidade até final do Ensino Superior para todas as crianças e jovens do concelho". O autarca refere que há 4.400 jovens apoiados, sendo que nos 13 mil agora abrangidos "o apoio chegará a cerca de 50%, pois há muitos que vão a pé uma vez que, em Gaia, as escolas são próximas das moradas". A gratuitidade dos passes para os jovens dos 13 aos 18 e para os estudantes universitários deverá representar um custo de "dois milhões de euros até 31 de dezembro de 2021", salienta ainda.
Este alargamento do apoio ao transporte para estudantes surge depois de a autarquia ter assumido, em outubro de 2020, o custo dos passes dos transportes públicos dos alunos Ensino Superior residentes no concelho e que frequentem estabelecimentos de ensino dentro da Área Metropolitana do Porto, num universo total de 4.400 estudantes.