Desde tempos imemoriais, Vagos é ponto de encontro de milhares de pessoas. Movido pela fé ou pela aventura, quem chega depara-se com os encantos do Atlântico, dos trilhos pela natureza e do que lhe é servido à mesa.
Corpo do artigo
Reza a lenda que na praia da Vagueira, na costa de Vagos, naufragou um navio francês. O capitão trazia a imagem de uma santa que escondeu na mata antes de pedir socorro. Quando regressou para a recuperar, a santa desaparecera. Ao mesmo tempo, o rei D. Sancho I sonhara que a Virgem Maria lhe tinha mandado fazer uma peregrinação a Vagos e construir uma ermida para guardar a imagem da santa que iria achar.
Assim obedeceu o monarca e, encontrada a imagem - que hoje é a da Santa Maria de Vagos -, mandou erguer a ermida em sua honra. Porém, como em qualquer lenda, há sempre outra versão. Há quem acredite não ter sido o rei quem mandou levantar a ermida, mas um corcunda, ao ser curado por graça da santa.
Corcunda ou rei, a verdade é que Vagos tem uma importância religiosa inquestionável. Todos os anos, milhares de peregrinos são acolhidos no Santuário de Nossa Senhora de Vagos. Além da lendária ermida, a Igreja Matriz de S. Tiago, a Capela de São Sebastião e o Cruzeiro e Charola são outras demonstrações da grandiosidade do património religioso do concelho - bem como repositórios dos vários contos que a região tem para contar.
Povo de tradições criadas à beira-mar
Na base destas lendas esconde-se o motivo para o mar estar ligado ao imaginário coletivo da região. É que a água salgada define a vida do seu povo há séculos, dando-lhe peixe da mais alta qualidade. Mas apanhá-lo requer um conhecimento especial e, por isso, os pescadores desenvolveram a Arte Xávega.
Não é exagero chamar a esta pesca artesanal uma arte. No mar, lançam-se as redes, cercando os cardumes. Depois, os pescadores alam-nas para a costa, ajudados, no passado por juntas de bois, agora pela força motriz de tratores. É nesse momento que homens e mulheres as estendem no areal. Juntos, retiram todo o peixe antes que volte para o mar. Mais do que assistir, os visitantes podem participar deste espetáculo, pondo mãos à obra para manter a tradição viva.
É na praia da Vagueira que esta arte se desenrola, com muito esforço e união. Porém, é só uma das que compõem a imensa costa da qual Vagos é dono e senhor. Na praia do Areão, os turistas deparam-se com a paz e tranquilidade de um areal protegido por um extenso cordão dunar. Amantes de surf verão na praia do Labrego o destino ideal, não só para apanhar ondas, como para os seus filhos embarcarem nas suas próprias aventuras, no parque aquático VagaSplash.
Uma paisagem que enche as medidas
As diversões aquáticas são o começo de uma viagem memorável para toda a família. A paragem seguinte é o Jardim da Quinta do Ega, simbiose perfeita entre a vila e a natureza. A caminhada faz-se pelos passadiços, desfrutando de uma vista sobre o rio Boco e de uma paisagem colorida por manchas de juncal e caniçal. Com alguma sorte, poderá avistar aves a partir do miradouro. Caso queira levar o birdwatching a um outro nível, a Lagoa da Jincosa e a Lagoa do Moitão integram o Trilho da Lontra, perfeito para descobrir a imensa biodiversidade de Vagos.
O património natural da região faz mais do que deslumbrar: transporta-o para um conto de fadas. Com esse poder, as Azenhas do Boco esperam que percorra o Trilho das Levadas do Boco. O percurso levá-lo-á às azenhas e moinhos que caracterizam uma região com um mar de vegetação de perder de vista. Terminará este passeio com muitas fotografias e farinha produzida pelas suas próprias mãos. Quando sair, não se esqueça de levar uma Broa Mimosa bem quentinha.
Depois de tanto andar, está na hora de sentar à mesa. Nos restaurantes de Vagos sentirá os cheiros e sabores de iguarias sem-igual. A caldeirada de enguias é prato obrigatório e o mais famoso do concelho. Lembra-se do esforço que teve em puxar as redes da Xávega? Agora é hora de se recompensar com os robalos, as douradas e tantos outros peixes frescos. Sem nunca esquecer, claro, um bom vinho da região da Bairrada a acompanhar. Depois de um roteiro completo, é caso para dizer que Vagos é onde precisa de ir para obter tudo o que deseja.