O Bar da Praia de Almograve, com ostras e cocktails, é um miradouro para o pôr-do-sol
Arribas de xisto até ao mar e um extenso areal cercado de dunas avermelhadas tornam a praia de Almograve uma das mais bonitas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Este bar mais não faz do que servir tamanha paisagem de bandeja.
Corpo do artigo
Aninhado numa reentrância da arriba, com dois patamares compridos a descoberto, o apoio da praia de Almograve, galardoada com Bandeira Azul desde 2009, é um miradouro único sobre o pôr-do-sol. "Abrimos às 11 horas, mas o final da tarde é a nossa hora mais concorrida", diz Henrique Cardoso, responsável pelo espaço aberto há sete anos. O projeto resulta de uma parceria entre os sócios da Tasca do Celso e Manjedoura, ambos em Vila Nova de Milfontes, e da Herdade do Touril, na Zambujeira do Mar, e procura manter a qualidade do serviço, com uma equipa jovem.
Enquanto os clientes tomam os seus lugares nas mesas altas do balcão de madeira debruçado sobre as rochas, garantindo assim a melhor vista, no bar acima a azáfama é grande. A maioria senta-se para beber, mas também há com que forrar o estômago: hambúrgueres, bruschettas e sanduíches, saladas, tostas. No capítulo petisqueiro, o menu sugere também pica-pau de porco preto, carpaccio de polvo, croquete de carne, empada e coxinha de frango e rissol de camarão. Em estado líquido, é grande a oferta, a começar pelas sangrias, disponíveis a copo e em jarros.
Já do bar no patamar inferior saem, por exemplo, cocktails com frutas naturais, clássicos e não clássicos: uma das receitas adaptadas dá pelo nome de Medronho Sour e é composta, como o nome indica, por medronho produzido em São Teotónio. Qualquer tipo de sede parece um bom pretexto para quem ali chega se demorar no lugar de camarote. Atrás deste balcão convidativo há mesas de esplanada sombreadas por palhotas, e uma decoração simples nas paredes, com grandes peixes construídos à mão a partir de pedaços de madeira e resíduos colhidos na praia.
À medida que o sol raia o horizonte, as batidas do DJ ecoam no ar, sendo levadas pela brisa do mar habitual na costa vicentina. A animação decorre de quarta-feira a domingo entre as 17 e as 21 horas, alternando entre house e música ambiente. "Fechamos o bar após o pôr-do-sol", diz Henrique, "mas muitas pessoas deixam-se ficar depois disso". Percebe-se porquê. No rescaldo de tantos dias de lufa-lufa na cidade, poder simplesmente parar e contemplar aquele que é tido como "um dos mais bonitos pores-do-sol na costa alentejana", sem filtros, é um autêntico luxo.
Quando o cair da noite traz vontade de fazer uma refeição mais substancial, uma das hipóteses é jantar no Manjedoura Bar e Restaurante, instalado desde há três anos no que havia sido uma icónica discoteca. A carta combina uma seleção "de pratos incontornáveis" da Tasca do Celso e sugestões de inspiração italiana. Por isso, não é estranho encontrar focaccia com mozzarella ao lado de pica-pau de porco preto, bruschetta de salmão fumado em pão alentejano e pizas feitas num vistoso forno a lenha. O Manjedoura funciona todos os dias, com "comida, bebida e chill".
Bar da Praia
Praia de Almograve
Tel.: 963 120 440
Web: www.barpraia-almograve.pt
De segunda a sexta, das 11h às 21h. Sábado, domingo e feriados, das 11h às 22h.
Petiscos a partir de 2,50 euros; cocktails a partir de 8 euros