
Luz Charming Houses, em Fátima. Foto: Jéssica Reis
Planos, planos e mais planos. Para todos os que encaram o Natal e a passagem de ano como um contínuo de convívio, comida, diversão, comida, viagens e comida, abundam as tentações de norte a sul da nação. Faça contas e decida-se.
Menus exclusivos de Tiago Bonito para a época festiva
No portuense Palacete Severo, a quadra festeja-se a rigor, com menus exclusivos da ocasião, pelas mãos do chef Tiago Bonito (foto). A 25 de dezembro, a refeição (75 euros) tem horário flexível, das 14.30 às 22.30 horas, com propostas como salmão fumado com rábano picante e aneto; bacalhau à Brás; rosbife de novilho com esparregado; rabanadas; pudim Abade de Priscos; e leite-creme. A 31, pelas 19.30 horas, há jantar de 11 momentos (290 euros, com vinhos), servindo-se castanha, Vinho Madeira e avelã; frango piripiri; novilho com beringela, miso e trufa negra; tangerina com sabugeiro e mascarpone; e chocolate do Equador com fava tonka e uísque fumado. O horário alargado de dia 25 repete--se a 1 de janeiro, com um menu (70 euros) que junta ostras; polvo assado e arroz do mesmo; borrego com mel e alecrim, batata e arroz de forno; e doces no final. Informações e reservas em palacetesevero.com.

O chef Tiago Bonito. Foto: DR
Celebrar as estações com Miguel Laffan
A celebrar um ano em Paço de Arcos, o Intemporal, restaurante de Miguel Laffan, recebe o Natal e o Ano Novo com dois menus de degustação. O primeiro (seis a oito momentos, 80 e 100 euros, com vinhos) revisita alguns dos pratos emblemáticos do chef: caso da cabeça de xara; peixe apanhado à linha; perdiz-vermelha; e uma sobremesa que junta abóbora e laranja, com acrescento do acarajé e do polvo para a versão maior. Para a noite de 31 de dezembro, o menu (12 momentos, 350 euros, com vinhos) inspira-se na intemporalidade das quatro estações, reunindo os melhores pratos do ano: cabem aqui, entre outros, ovos rotos; cabeça de xara; salada de batata; bolinho a vapor; ceviche; apanhado à linha; salmonete; parilhada; cordeiro; e a sobremesa que junta uísque, chocolate e miso. Reservas em 968 432 288 ou reservas@intemporalrestaurante.pt.

O chef Miguel Laffan. Foto: DR
Duas passagens de ano distintas em Évora
Na capital do Alentejo Central, o grupo hoteleiro M"AR de AR propõe duas sugestões para passar o Ano Novo. O renovado M"AR de AR Muralhas, quatro estrelas junto às muralhas romanas da cidade, oferece um programa com espírito mais festivo, com estada de duas a quatro noites (pacote desde 353 euros/pessoa), que arranca dia 30 com música ao vivo; jantar de Ano Novo a 31 servido pelos chefs António Nobre e Luís Lopes, fogo de artifício, animação de DJ, bar aberto e ceia; e almoço buffet a 1 de janeiro. Já o vizinho M"AR de AR Aqueduto, cinco estrelas, é ideal para quem quer um réveillon gastronómico e mais intimista, à mesa do restaurante Degust"AR Évora, com um menu de Passagem de Ano, servido na noite de dia 31, (56 euros/pessoa), criado pela referida dupla de chefs: strudel de cabra com mel de rosmaninho; pregado corado; entrecôte de novilho; tarte basca com gelado de gengibre. Já no primeiro almoço de 2026, com pedidos à la carte, brilham pratos com o salmonete com arroz de camarão (24 euros) e a presa de porco ibérico acompanhada de migas de enchidos e presunto desidratado (26 euros). O programa completo consulta-se em mardearhotels.com, o mesmo site onde se efetuam as reservas.

Hotéis M'Ar de Ar. Foto: DR
Sabores com vista para as vinhas durienses
Há vistas privilegiadas sobre as vinhas e o vale do rio Pinhão incluídas nos momentos de ócio em The Manor House Celeirós, situado nesta aldeia perto de Sabrosa. A quadra festiva traz criações exclusivas ao restaurante Casa das Pipas, pelo chef Milton Ferreira, apoiadas no produto local e de época. Ao longo de dezembro, há menus de Natal para grupos com mais de dez pessoas (42,50 euros ou 47,50 euros na versão maior, com vinhos). Para o jantar de dia 31 (175 euros, com vinhos; 87,50 euros para crianças dos quatro aos 11) serve-se creme de abóbora com espuma de queijo da Serra; gamba da costa; sandes de bísaro; lagostim com tártaro de bivalves; caldeirada; galinha com foie gras; e doce de chocolate, amendoim, caramelo e miso. À meia-noite, espumante, fogode artifício, DJ e bar aberto, seguidos de ceia. Reservas: 259 937 000, reservations@manorhousedouro.com.

The Manor House Celeirós. Foto: DR
Artes plásticas, caminhadas e pão caseiro em Fátima
O Luz Charming Houses, boutique hotel situado a 500 metros do Santuário de Fátima e que recria o ambiente de uma pequena aldeia, com quartos e estúdios caiados em terracota e envolvidos em natureza, criou um programa de Passagem de Ano (três dias, duas noites) pensado para famílias e grupos de amigos. A 30 de dezembro, depois do check--in, há workshop de pão caseiro e jantar numa mesa de petiscos; o segundo dia começa com pequeno--almoço e inclui atividades de artes plásticas, seguindo-se o jantar e a festa de réveillon. A 1 de janeiro, recebe-se 2026 com pequeno- -almoço e uma caminhada matinal pela zona. O programa do Luz Charming Houses fica a 730 euros/pessoa, que inclui alojamento, atividades e as refeições acima referidas. Reservas através do 249 532 275 ou info@luzhouses.pt.

The Manor House Celeirós. Foto: André Chaíça

