Com fogo de artifício e dança: Lisboa torna-se palco da cultura e entretenimento de Macau
Até 21 de setembro, a Praça do Comércio torna-se cenário do "Sentir Macau Roadshow em Lisboa", uma iniciativa que prevê espetáculos de drones, fogo de artifício, stands, atuações, performances e exposições. O evento, que celebra a fusão cultural macaense e portuguesa, tem entrada gratuita.
Corpo do artigo
Encerrando a programação das "Festas de Rua" de Lisboa, e organizado pela Direção dos Serviços de Turismo da Região Administrativa Especial de Macau, o projeto "Sentir Macau Roadshow em Lisboa" estreia esta quarta-feira, 17 de setembro, à noite, com um espetáculo de drones, fogo de artifício sobre o rio Tejo, uma dança de Macau e um concerto da fadista Cuca Roseta.
"A iniciativa visa promover Macau como destino turístico de excelência, reforçando a sua visibilidade no mercado português e europeu", refere a Direção dos Serviços de Turismo de Macau, enfatizando a importância da multiculturalidade da região, em evidência através dos expositores e atuações artísticas.
Um dos atrativos da programação é o espetáculo LED screen looping, uma experiência que projeta imagens e vídeos imersivos de Macau nos edifícios da Praça do Comércio. As noites são assinaladas com espetáculos de iluminação com recurso a drones.
A programação prevê espetáculos e atuações culturais durante os cinco dias de festividades. De 18 a 21, a fadista Sofia Ramos sobe a palco, às 18.45 horas.
Segue-se a atuação dos Jovens Talentos do Bairros, da Gebalis, inserida no evento "Festas de Rua". Márcio Furtado, Don Fran, Born to Fail e Inês Coito são alguns dos artistas presentes, com covers, rap, dança urbana e fado, às 20 horas dos dias assinalados.
As atividades artísticas encerram com uma dança da equipa de performance de Macau, One Dance Complex. O espetáculo, que celebra a união das tradições regionais com o avanço urbano, acontece nos quatro dias às 21 horas, sendo acompanhado por adereços de luz, sombras LED e elementos tradicionais da dança do leão.
O espaço prevê ainda uma zona de exibição multimédia com inspiração macaense e uma área de exposições "de vários departamentos do governo, desde o turismo à cultura, desporto e comércio e empresas de turismo e lazer integradas na região", como explica a direção.
A presença de stands, de inspiração tecnológica e cultural, é um dos destaques do evento. Um dos exemplos destas estruturas é o stand desportivo, que permite conhecer e experimentar os principais desportos da região, através de jogos interativos e fotografias.
Enquadrando-se num dos objetivos da iniciativa - promover turisticamente a região de Macau - destaca-se um stand especial sobre a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin.
Promovendo a região administrativa da China como uma zona de interesse turístico, a iniciativa uniu-se ao grupo hoteleiro SJM Resorts, uma das principais operadoras da área em Macau, e que assinala presença num dos stands.
O grupo, com mais de 60 anos de experiência em hospitalidade, disponibiliza cinco "pacotes de luxo" por tempo limitado nas suas instalações do Grand Lisboa Palace Resort Macau e do Grand Lisboa Hotel, com destaque para experiências culturais e artísticas, ofertas para toda a família e estadias de luxo.
A gastronomia internacional chega na forma de criações exclusivas dos restaurantes Robuchon au Dôme, The Eight e Zincho, inseridos no Grand Lisboa Hotel. Também incorporado neste rol de experiências gastronómicas, destaque para as receitas do Mesa by José Avillez (restaurante no hotel The Karl Lagerfeld Macau), que fundem a contemporaneidade da cozinha portuguesa com a coleção vínica de José Bento dos Santos.
A entrada no evento "Sentir Macau Roadshow em Lisboa" é gratuita. Programação em www.macaotourism.gov.mo