A 27 de setembro, o exterior da estação de metro da Trindade, no Porto, torna-se um verdadeiro palco de moda inclusiva, celebrando o comércio local e a participação da população portuense. A iniciativa insere-se no Projeto de Moda Inclusivo e Dinâmico, promovido pela Associação de Comerciantes do Porto e pela agência Impact Models.
Corpo do artigo
O desfile que se realiza no exterior da estação de metro da Trindade surge após um desafio lançado pela agência Impact Models à Associação de Comerciantes do Porto. Os objetivos da iniciativa são múltiplos: apoiar o tecido comercial da cidade, promover a participação da população e demonstrar a identidade portuense.
"Queríamos trazer o mais identitário da cidade e o que melhor refletisse as nossas tendências", refere Rubens Carvalho, presidente da Associação de Comerciantes do Porto, acrescentando: "O nosso tecido comercial tem passado por algumas reestruturações e a iniciativa permite dar protagonismo às lojas portuenses" e aos produtos locais.
Tratando-se de um local com grande afluência pedonal, a estação de metro da Trindade é o espaço escolhido para dar vida ao projeto. Ademais, a atividade permite "despertar para o uso de transportes públicos e para os acessos que existem na cidade".
A participação da população, escolhida em castings já decorridos em diversos pontos do Porto, é um dos aspetos principais do evento. "É uma oportunidade de satisfazer o sonho de poderem desfilar, independentemente das condições de cada um", enfatiza o presidente da associação.
Cada loja conta com dez modelos em desfile, segundo refere. Deste total, cinco são oriundos dos castings realizados, três são modelos profissionais e dois provêm da "iniciativa de inclusão", que promove a participação de séniores e pessoas com limitações motoras.
"Organizar este evento é um desafio, porque envolve castings e workshops para que as pessoas em desfile se sintam seguras", explica Paulo Moisés, CEO da agência Impact Models, admitindo, contudo, que o resultado e adesão é "gratificante".
A agência é responsável pela organização global do evento e pela assessoria profissional junto das lojas em participação, fazendo a ligação entre os comércios locais e os modelos em desfile.
Com produção de três meses, pelas contas do responsável pela agência, a iniciativa conta com perto de 200 pessoas em desfile e produção. Uma das responsabilidades é a configuração de toda a estrutura técnica no exterior da estação de metro, acompanhada por serviço de fotografia e vídeo.
Apesar do desafio inerente à organização, Rubens Carvalho acredita que esta será "a primeira edição de muitas", futuramente inserida "noutro programa e agregando outro tipo de patrocinadores".