Num espaço belo e descontraído, Miguel Castro e Silva dedica-se a uma virtuosa harmonização de petiscos nacionais com vinhos do Douro e Porto. Bem-vindos ao DeCastro Gaia.
Corpo do artigo
Em pleno Espaço Porto Cruz, junto às caves de vinho do Porto de Vila Nova de Gaia, encontramos o restaurante De Castro Gaia. O nome do espaço está ligado ao nome do chef Miguel Castro e Silva e o seu toque culinário está presente nos mais ínfimos pormenores. O chef executivo é José Guedes, parceria que ainda há pouco visitámos do lado de lá do Douro, no restaurante Casario. O racional que está por detrás deste belo e descontraído espaço é a harmonização de petiscos portugueses com os vinhos do Douro e Porto produzidos pela casa. O aconselhamento recebido pelos excelentes profissionais de sala é certeiro e tudo é convenientemente explicado. Escolhemos o que queremos comer e a maridagem com um ou mais vinhos logo acontece.
Há belíssimos pimentos de Padrón, assim como presunto fatiado para entrada. Faz-se uma belíssima e fresca salada de alcachofras e queijo de cabra, crocância e sabor intenso numa solução vegetariana. Gosto muito do tártaro de bacalhau com puré de grão, ligação clássica em proposta vanguardista. Os peixinhos da horta com maionese de limão são perfeitos e não conseguimos parar de comer. Nada de excessos de fritura nem de gordura, o vinho agradece.
Os filetes de polvo com molho tártaro são clara evocação de um prato popular do Porto de que todo o português gosta. Igualmente clássico é o petisco de morcela da Beira com maçã. Ligação sublime de sabores e texturas. Adoro a coxa de frango piripiri, o picante é moderado e a preparação é genial. O pratinho de camarão, molho de marisco e alho é extraordinário e universal. Gosto muito do choco salteado com molho verde, compete com o tradicional choco frito que se faz em Setúbal e vai mais além. E o novilho laminado com molho de mostarda portuguesa faz-nos voar para outras paragens, numa viagem cósmica.
Há vários pratos principais à disposição, destaco os meus favoritos. O bacalhau à Brás é cremoso e muito saboroso e segue uma receita que a cozinha executa na perfeição. Impossível não recomendar vivamente o arroz de polvo provençal e seus filetes, põe-nos nas nuvens. Arroz bem ligado e o polvo a oferecer-se à mastigação. Nos pratos de carne, é prodigiosa a costela mendinha com milhos de couve. Passa a favorita logo com a primeira garfada e é um dos pratos de sempre de Miguel Castro e Silva. E é genial o arroz de pato com a sua perna assada.
Nas sobremesas do De Castro Gaia, renda-se ao bolo de chocolate sem farinha, praliné de avelã. Ou ao fantástico leite creme Gran Cruz queimado com sorvete de tangerina. E volte muitas vezes.
De Castro Gaia
Espaço Porto Cruz, Avenida Diogo Leite, 162, Vila Nova de Gaia
Tel.: 220 941 530
Web: espaco-portocruz.pt
Das 12h30 às 23h, de terça a domingo
Preço médio: 50 euros