A Symington ganha lugar na Baixa da Invicta com a chegada do Matriarca. Nos seus três pisos há espaço para um restaurante com valores clássicos, bar e loja. Em breve, haverá uma área dedicada a cocktails e uma Wine Academy
Corpo do artigo
Durante muitos anos, esta esquina da Rua do Actor João Guedes com a Praça de Carlos Alberto deu abrigo à Loja das Malhas, que era pronto a vestir e camisaria. Agora, a costura mudou, e muito, no edifício com três pisos no coração do Porto. Recuperado dos pés à cabeça, desde 20 de junho que ali abre portas o Matriarca, uma lança da Symington na Invicta, onde se alia vinho, claro, e gastronomia.
A matriarca titular, que ampara o conceito de convívio cúmplice à volta de copos e pratos, é uma referência a Beatriz Leitão Carvalhosa Atkinson (1870-1916), que em 1891 se casou com o primeiro Symington a chegar ao Porto, Andrew James Symington.
“A Symington comprou o edifício em 2019, entretanto veio o covid e o projeto foi tendo alguns atrasos”, recapitula Diogo Magalhães, diretor-geral de um espaço que, por enquanto, se desdobra em três entidades: o restaurante, ou The Dining Room, no segundo piso; um Wine Bar que toma conta do patamar térreo; e The Cellar Shop, loja de vinhos e espaço para provas. Para setembro está prevista a chegada de The Attic Bar, dedicado a cocktails em que o vinho do Porto é protagonista; e uma Wine Academy, que acolherá cursos, masterclasses e workshops.
A conceção do interior do edifício ficou nas mãos de designers londrinos do estúdio Thurstan, com a participação de artistas e artesãos locais, e deitando mão a móveis restaurados e a madeiras reaproveitadas, aliados a pormenores como os tetos e paredes do restaurante pintados à mão por alunos de Belas Artes. A soma desta intervenção resulta em três áreas unificadas na estética, mas cada uma com a sua identidade. O bar beneficia de um generoso pé alto e portadas por onde entra a cidade, cujas mesas e balcões ganham vida sobretudo a partir do final da tarde. A loja é pequena e aconchegada, uma ilha de madeira e vinhos Symington com um espaço para provas ao centro. Já o restaurante evoca os requintes não excessivos de uma quinta no Douro.
Em The Attic Bar petisca-se ao sabor das estações e servem-se rótulos da casa proprietária e doutros produtores, locais e de casas europeias integradas na associação PFV (Primum Familiae Vini). Tanto a comida deste espaço como de The Dining Room são da responsabilidade do chef Pedro Lencastre Mendes. Lá em cima no restaurante domina o classicismo, a gastronomia portuguesa a partilhar a breve carta com a britânica. Os pratos apresentam doses sólidas e comida assente na tradição e, garante Pedro, “sem experimentalismos”, pensada para “não abafar os vinhos”. Vinhos de múltiplas latitudes que são propostos pela “head sommelier” georgiana Tinatin Enukidze, há cinco anos em Portugal. A aliança luso-britânica sobressai em momentos como, nas entradas, o denso creme de sapateira com scones e crème fraîche, ou nos sabores vincados do tártaro de novilho, caviar e enguia fumada. Nos pratos principais, tanto se encontra salmonete na brasa, molho do assado, funcho e batata Ratte, como um incontornável bife Wellington com couve-flor com queijo. Entre as sobremesas, sai-se satisfeito com um baked Alaska de ruibarbo, morango e baunilha, ou um não menos guloso Paris-Brest de avelã e chocolate.
Victoria Symington pertence à quinta geração de uma narrativa iniciada com Beatriz Leitão Carvalhosa Atkinson, e tem funções de gestora de Marketing de Enoturismo da Symington Family Estates. O projeto Matriarca, garante, é uma ideia antiga que só avançou “com a escolha perfeita” do edifício que agora ocupa, onde se pretende recriar parte do ambiente dos clubes privados britânicos, mas sem o peso da exclusividade dessas instituições. Encontrou tudo isso numa Loja das Malhas.
Matriarca
Rua do Actor João Guedes, 14, Porto
Tel.: 910 886 628 (WhatsApp)
Web: matriarca.pt
The Dining Room: das 19h às 22h30, de terça a domingo. The Wine Bar: das 12h às 24h, de terça a sábado; até às 18h ao domingo e segunda. The Cellar Shop: das 10h às 20h, não encerra
Menu Entrada & Prato Principal: 50 euros. Menu Entrada & Prato Principal & Sobremesa: 60 euros. Ambos incluem couvert e água filtrada