A quinta edição do ARTimanha Festival de Artes acontece este fim de semana, de sexta a domingo, na Lagoa do Alvão, em Vila Pouca de Aguiar. O evento acolhe concertos, oficinas criativas, ações ambientais, gastronomia local, teatro e conversas.
Corpo do artigo
Nascendo com a vontade de descentralizar a cultura e promover a inclusão social em territórios menos povoados, o ARTimanha Festival de Artes está de regresso para mais uma edição, desta feita a quinta, que decorre junto à Lagoa do Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, durante três dias, de 4 a 6 de julho.
O primeiro dia do festival transmontano, 4 de julho, arranca com dois coletivos locais, a Animódia – Companhia de Arte e Cultura e a Academia Danças d’Aguiar. Ao longo do dia, o público poderá mergulhar numa viagem sonora guiada por Bruno Teixeira. Depois, Jhon Douglas traz ao palco um espetáculo que une raízes ancestrais e expressão poética. Além disso, destaque para OMIRI, um projeto que reinventa a música tradicional portuguesa, unindo sons do campo a batidas eletrónicas e imagens visuais. Para terminar, à noite, também há espaço para o Dj Charrock e o DJ Maryzka.
A 5 de julho, o ARTimanha conta com Magupi, misturando música eletrónica com elementos naturais e percussivos. Segue-se Emmy Curl, cantora transmontana e, depois, Fogo Fogo, banda lisboeta de Funaná. Para encerrar a noite, o DJ Gaiteirinho toma conta do palco.
A 6 de julho, destaca-se a roda de conversa intitulada "Cultura, Comunidade e Território", na qual se discutirá o papel da cultura como recurso fundamental para o fortalecimento das comunidades locais e para a revitalização dos territórios rurais. Haverá lugar para o grupo Brama, que sobressai com a preservação da língua mirandesa através do rock. Ao mesmo tempo, a residência artística “Sons do Douro”, em colaboração com o Grupo Folclórico Acrepes de Pedras Salgadas, apresenta uma mistura entre a música tradicional e interpretações atuais.
As atividades acontecem sempre a partir das 10h. O festiva disponibiliza um espaço gratuito para campismo e autocaravanismo. Saiba mais no site oficial.