O bairro lisboeta de Campo de Ourique ficou um pouco mais doce com a chegada do Myka - Greek Frozen Yogurt a Portugal. Neste espaço, decorado a fazer lembrar as casas gregas à beira da praia, os clientes encontram três sabores de iogurte grego gelado, e várias coberturas.
Corpo do artigo
Campo de Ourique ganhou paladares mediterrânicos desde que a gelataria Myka abriu ao público, no final de julho, evocando as pitorescas casas brancas com telhados arredondados azuis da ilha grega de Santorini, como é visível no logótipo. Não foi na Grécia, contudo, que o jovem casal Beatriz Lobão e Eduardo Costa, ambos lisboetas, se deixou impressionar com a "qualidade do gelado de iogurte grego e dos toppings" (coberturas) oferecidos pela marca. Foi em Madrid, onde Beatriz viveu durante quatro anos, a trabalhar na banca de investimento.
Beatriz e Eduardo, recém-casados e pais de um bebé, ainda namoravam quando as longas filas à porta de um pequeno estabelecimento no prédio onde ela residia, na capital espanhola, os atraíram como um íman. Não bastou muito para se converterem em clientes, e apuraram que o conceito fora criado pelos espanhóis Natalia e Javier depois de uma viagem à Grécia, em 2023. Atualmente, o Myka soma moradas num total de 16 países, como México, El Salvador e República Dominicana, estreando-se em Portugal pelas mãos do master-franchising lisboeta.
"O iogurte é preparado diariamente na loja, com leite de cabra natural pasteurizado e kefir de cabra, o que o torna autêntico, mais cremoso e rico em probióticos" amigos da digestão, explica Beatriz à Evasões. Na boca, destaca-se pela cremosidade e pelo sabor equilibrado, em virtude da adição de pouco açúcar. "A vantagem é cada um poder colocar mais ou menos toppings consoante o gosto ou a altura do dia", continua a jovem. "De manhã há quem ponha fruta e granola, e antes do jantar, azeite e flor de sal." As coberturas surgem no balcão à entrada.
A experiência foi desenhada para ser simples e direta. Primeiro, escolhe-se o formato, entre copos pequeno, médio ou grande, cones de bolacha (um deles com chocolate e pistacho no rebordo) e taça de bolacha. Depois, o funcionário da loja coloca as coberturas sobre a espiral de iogurte grego tirada da máquina. Existem cerca de 30 opções, como frutos secos, massa kadaif (típica da Grécia e do Médio Oriente), chocolate e avelã, crumble de frutos vermelhos, granulado de pistacho e baklava (doce grego e turco), dispostas em taças a lembrar as tagines.
"Além do sabor base, temos sempre dois sabores do mês", adiciona o casal. Depois de em setembro terem tido iogurte grego gelado de figo e feta, em outubro têm iogurte de abóbora e especiarias (pumpkin spice) e, no sorvete, iogurte de matcha e coco. Os indecisos a escolher coberturas podem sempre pedir a cobertura Myka Special, com pistacho, compota de laranja-amarga, mel e azeite produzido pela família de Beatriz em Serpa. Esta é, talvez, a mais portuguesa das combinações, neste cantinho decorado como uma casa helénica branca e azul.
Myka - Greek Frozen Yogurt
Rua Coelho da Rocha, 94, Lisboa
Web: instagram.com/myka_greekpt
Das 11h às 23h, de quinta a sábado; até às 22h à terça, quarta e domingo; das 12h às 22 à segunda
Gelado de iogurte grego a partir de 4,20 euros (copo pequeno, com um topping)