No Agência, novo bar em Lisboa, servem-se cocktails sazonais e "boas conversas"
Focado na infusão de destilados e nos ingredientes da estação, o Agência é o novo reforço da coquetelaria de autor alfacinha. A carta muda a cada dois meses e a decoração aposta numa estética vintage.
Corpo do artigo
Mudou-se para Portugal há apenas três anos, mas parece que já cá está há mais tempo, de tal forma que está embrenhado com a cultura portuguesa. Pelas colunas do bar, ecoam canções dos Rádio Macau, GNR, Xutos & Pontapés, Doce ou António Variações. "Uma pena o Variações ter tido uma vida tão curta", diz Pavel Chasovnikov. Num outro canto deste espaço, a televisão analógica em tons vermelhos, que remete para tempos idos, exibe "Os Verdes Anos, o clássico filme de 1963 realizado por Paulo Rocha. "Sou um grande admirador da música de Carlos Paredes", explica Pavel sobre o compositor que assina a banda sonora da longa-metragem.
Natural da Rússia, o proprietário do Agência, o novo bar de cocktails da zona de São Bento, vizinho da Assembleia da República, já tinha o desejo de se mudar para a Europa Ocidental há uma década. A única exigência: teria de ser um destino com mar, não só por ser um apaixonado por navegação à vela, mas também porque se habituou a crescer e viver perto do mar Báltico, em Kaliningrad. Foi na sua terra natal que se estreou no bartending, ao abrir o seu primeiro bar, o Gorizont, que ainda funciona hoje.
Além dos estudos em psicologia e filosofia, que diz ajudarem no saber receber, Pavel e a mulher, Olga, colocam em prática no Agência as experiências profissionais nas áreas do marketing e do design de interiores. Isto porque foi o próprio casal que construiu a decoração do bar, desde o longo balcão dourado que serve de peça central do Agência, às prateleiras, sofás, espelhos e armário que ajudam a dar o ambiente vintage do espaço.
Na carta, que muda a cada dois meses, há oito cocktails de assinatura, que privilegiam os destilados infusionados na casa com ingredientes sazonais, alguns dos quais chegam da pequena horta em crescimento do seu quintal, como hortelãs e coentros - um trabalho que começou com o bar da Rússia, onde se incluem ervas, bagas e frutas cultivadas pelos próprios proprietários.
Entre as propostas estão o Tomato Core (tequila infusionada com sementes de endro, cordial de tomate e coentros e uma gota de Vinho do Porto), o Cheeselete (gin infusionado com parmesão, licor de cereja e sumo de lima), A Maçã do João (cachaça infusionada com maçã, cordial de chá lapsang souchong, com notas fumadas, o preferido de Pavel), o Dressed But Depressed (rum infusionado com salva, bitter de laranja e sumo de lima) ou o Fakewell Tart (rum infusionado com passas, licor de amêndoa, sumo de lima e espuma de ginjinha), entre outros.
Situada entre a Estrela e Santos, a zona de São Bento não foi escolhida por acaso. "Queria um bairro que não estivesse sobrelotado de pessoas. Não quero que o meu bar seja um supermercado, mas sim um local onde também posso contar histórias. Aqui, há boas conversas, boas bebidas e bons vizinhos", afirma Pavel, que nos últimos três anos já conseguiu conhecer boa parte do país - por exemplo, é fã de toda a linha costeira entre a Caparica e Sines e já visitou a Invicta cinco vezes.
Agência
Rua de São Bento, 90, Lisboa
Web: instagram.com/agencia.bar
Das 18h às 00h. Encerra domingo.
Preço: cocktails de autor a 10 euros.