Pica-pau, amêijoas à Bulhão Pato, peixinhos da horta e gambas à guilho são alguns dos clássicos petisqueiros que se servem no Art Stay Restaurante & Bar, com esplanada virada para a Rua Augusta. A partir de agora, juntam-se também as populares Bifanas do Afonso.
Corpo do artigo
Nasceram há precisamente 50 anos e muitos têm-nas como as mais populares da cidade, sinónimo de filas regulares na Rua da Madalena, onde se situa a casa liderada pelos irmãos José e Carlos Rodrigues, os sucessores do fundador minhoto José Torres de Afonso. Agora, as Bifanas do Afonso ganham uma segunda morada em Lisboa, também na Baixa de Lisboa, como parte da oferta do Art Stay Restaurante & Bar, o restaurante térreo do hotel homónimo que se renovou para apostar numa carta mais portuguesa e mais próxima do universo tradicional petisqueiro.
Aqui, as famosas bifanas alfacinhas seguem a mesma receita da casa-mãe e são até servidas pela mesma equipa. Podem ser pedidas na rua à janela, em formato grab and go, mas também podem ser saboreadas com calma, seja na esplanada, com 70 lugares, ou no interior do restaurante, cheio de cores garridas e peças de arte, sendo que assim chegam à mesa acompanhadas de batatas fritas. O resultado está à vista. Num dia, chegam a sair cerca de 600 bifanas, só nesta morada. Uma homenagem à identidade da cidade, que também se estende a outros detalhes, como o piscar de olho às históricas casas de ginjinha, com a nova Ginjinha Frozen, um granizado bem fresco à base deste licor.
O restaurante, gerido por uma família com raízes brasileiras e alemãs, atualmente na segunda geração, não encerra entre almoço e jantar, permitindo petiscar ao longo do dia. A cozinha faz-se essencialmente de clássicos taberneiros como o pica-pau, as gambas à guilho, as amêijoas à Bulhão Pato, os mexilhões picantes, os peixinhos da horta e as tábuas de queijos e enchidos. A estes juntam-se outras propostas como o bife à cavalo com batata frita ou o polvo à lagareiro, por exemplo.
Na oferta de bar, destaque para a mixologia, assinada por Alex Camargo, também este gerente, com cocktails como o Marquês de Negroni (a versão do Negroni da casa, mas com aguardente à mistura) e o Tuga Sling (um twist do Singapore Sling, aqui com algumas diferenças, como o medronho e a ginjinha). Ao final de tarde, a happy hour traz motivos extra de festa, com oferta da segunda bebida na compra da primeira - serve para cervejas, margaritas e aperol spritz. A animação segue noite dentro, já que são regulares as atuações de música ao vivo, com a presença de artistas emergentes.
Art Stay Restaurante & Bar
Rua dos Sapateiros, 158, Lisboa
Tel.: 211931646
Web: lisbonartstay.com
Das 12 às 23h (cozinha fecha às 22h), todos os dias.
Preço: petiscos desde 6,50 euros; bifana a três euros (à janela) ou 5,50 euros (à mesa, com batata); cocktails a 12 euros.