Composta por sumos, smoothies e paninis, a receita da nova cafetaria Healthy Junkies, junto à Praça do Marquês de Pombal, promove uma alimentação cuidada e hábitos de vida saudáveis, sem fundamentalismos. Volta e meia, organiza corridas na cidade, que terminam num convívio.
Corpo do artigo
Uma pequena esplanada e um toldo lilás anunciam a nova morada predileta de quem é viciado em alimentação e hábitos de vida saudáveis. "Viciado" entre aspas, feita a alusão ao sentido do termo "junkies", que refere alguém dependente. Frederico Telo, o cérebro por detrás do Healthy Junkies, junto ao Marquês de Pombal, prefere sublinhar o lado saudável da comida "aditiva" da cafetaria, cujo logotipo é uma cápsula de comprimido, associado às vitaminas e à saúde. Eis o que propõe, embrulhando sumos, smoothies e paninis coloridos numa imagem jovem e urbana.
Por cima do balcão de ferro verde-petróleo perfilam-se, logo à entrada, os painéis que indicam os sumos, smoothies e paninis disponíveis. Dos primeiros há sete variedades, cujas receitas o empreendedor lisboeta de 27 anos elaborou com a ajuda de um nutricionista. Cada uma tem a sua função. O "King of Immunity", à base de laranja, papaia, ananás, mel e limão, impulsiona a imunidade, enquanto o "Wake Me Up", com maçã, morango e banana, mais calórico, energiza. Têm sido os mais pedidos. Todos são servidos em copos de plástico transparente com 400ml.
"As frutas já estão cortadas quando são colocadas na blender [máquina] no momento, à frente do cliente, e uma delas está semi-congelada para manter o sumo frio. Não colocamos gelo, só fruta". Já de smoothies, com leite (que pode ser de aveia ou amêndoa) e um pouco de gelo, há quatro opções. O "Berry Punch", com morango, banana, frutos vermelhos e puré de tâmaras; e o "Passion Mango", com manga, banana, puré de tâmaras e bebida de coco, são campeões de pedidos. Quem sai do treino às vezes pede para juntar proteína, creatina ou colagénio em pó.
Frederico trouxe o interesse por estas bebidas da Cidade do México, onde viveu durante seis meses em Erasmus e constatou que "há uma cultura de sumos muito grande". Agregou-lhes o saber-fazer da cadeia dinamarquesa Join The Juice, que conheceu enquanto viajou, e agora dá-os a beber aos lisboetas e estrangeiros uma versão ajustada ao mercado português. Experiente em retalho, graças à marca de roupa Imago, mas não em restauração, chamou para parceiros de negócio o Grupo Nómada, com oito anos de experiência, e José Alves Ribeiro.
Completam a oferta os panini, que aqui assumem um formato híbrido entre tosta e sanduíche com pão de cereais integrais, tendo como base comum abacate, tomate e molho pesto vegan. Até agora, têm granjeado mais adeptos o "Chicken", que tal como o nome indica leva proteína de frango; e o "Japanese Tuna", recheado com atum, molho tonnato, togarashi (uma mistura de especiarias), tomate, kimuchi (picante), pesto vegan e abacate. As sandes são entregues com o pão ainda tépido, numa embalagem que se abre facilmente, para comer ali ou levar para fora.
Há ainda taças de salada, barras proteicas, café de especialidade e diferentes lattes. Desde o dia um, há três meses, que a caixa de acrílico transparente tem vindo a encher-se de pequenas pílulas, uma por cada pedido feito pelos clientes. Humanos e não só, já que a loja é pet-friendly e oferece aos cães um Wooffccino (natas batidas sem açúcar e um biscoito). Nos dias 14 e 24 de setembro, o Healthy Junkies receberá uma "Morning Party" e uma "After Work Party", após cinco quilómetros de corrida pela cidade, com DJs, fotografias instantâneas e "flash tattoos".
Healthy Junkies
Rua Castilho, 73B, Lisboa (Marquês de Pombal)
Web: www.healthyjunkies.pt
Todos os dias, das 09h30 às 20h30. Não encerra.
Preço médio (sumo e panini): 15 euros