Na atual temporada do Al Sud - que mantém a prestigiada estrela desde 2022 no resort Palmares Ocean Living & Golf -, o chef Louis Anjos reforça os lados contemporâneo e mediterrânico da cozinha algarvia, à luz do período histórico Al-Andalus. Dois menus com vista sobre o estuário.
Corpo do artigo
Este ano, jantar no Al Sud é sinónimo de um mergulho no período histórico tido por Al-Andalus, balizado entre os séculos VIII a XIII. Deste Al-Garb a oeste do território Al-Andalus, de berberes e muçulmanos, herdaram-se o cultivo dos citrinos, as especiarias e os dualismos doce/salgado, fresco/quente e vegetal/marinho. São estas nuances que pontuam os menus desta temporada, com seis e oito momentos resultantes da safra criativa de Louis Anjos. A seu lado mantêm-se o souschef Jefferson Dias e Alexandre Cabrita, sub-chef júnior que foi eleito o Chef do Ano 2025.
"Com uma localização como a nossa e estando nós no Algarve, fazia todo o sentido termos um menu de mar, de raiz algarvia" - explica o chef -, marcado pela técnica, criatividade, e pelo que diz serem "os melhores produtos da região", leia-se peixe e marisco. Algum dele, como ostras e lingueirão, desenvolve-se nas águas limpas e bem oxigenadas do estuário de Alvor, que o olhar alcança facilmente do clubhouse de cor terracota e linhas direitas, sobranceiro à Meia-Praia de Lagos. É de olhos postos nesse horizonte que se provam os primeiros snacks "amuse-bouche".
A trilogia, acompanhada com uma flute de espumante, equilibra-se delicadamente nos suportes de cerâmica: pani puri de mexilhão, enguia fumada e escabeche; rolo recheado com gamba da costa com emulsão de alho e picle de malagueta; e um taco recheado com carapau alimado e salada de cenoura e salsa. Num segundo momento de comer à mão, chega ouriço-do-mar com texturas de sapateira e caviar imperial; a que se segue um combinado de ostra, caviar e pepino "numa versão de sabores mais envolvente e menos tecnicista", descreve o próprio Louis Anjos.
Tendo em pano de fundo o mar e a serra, que contribuem desde sempre com produtos únicos, o chef faz questão de terminar o menu a "usar a faca" no polvo grelhado com batata-doce e um estufado de porco ibérico com couve, "quase a lembrar o cozido de Monchique". Nenhuma outra carne entra no menu. Lavagante da Carrapateira braseado com salmorejo (receita típica do Sul de Espanha); lula com duas confeções com alcagoita (amendoim) e molho de tinta de choco; e peixe-galo com salada de ovas e creme de açafrão levam também, com técnica, o mar à mesa.
Ainda antes de as papilas gustativas conhecerem o lado doce do menu, Louis Anjos traz, como limpa palato, uma pré-sobremesa à base de laranja, funcho e chocolate branco. A sobremesa é precedida de um cocktail à base de licor de especiarias, sumo de laranja e xarope de morangos pensado para harmonizar com uma original mousse de queijo de cabra e morangos com gel de poejo e gel de vinagre balsâmico. Sob reserva de 24 horas, o menu pode ser vegetariano ou vegano e em qualquer caso pode ter ou não harmonização vínica, sugestões do sommelier Nuno Pires.
Al Sud
Resort Clubhouse, Campo Golf Palmares, Odiáxere (Lagos)
Tel.: 926 292 617
Web: palmaresliving.com
De terça a sábado, às 19h, 19h45 e 20h30.
Menu de oito momentos, 180 euros/pessoa com harmonização a 95 euros. Menu de seis momentos, 160 euros/pessoa, com harmonização a 75 euros.