Vilamoura aponta às estrelas com jantares Michelin. Gil Fernandes encerra o ciclo
Depois dos chefs Rodrigo Castelo, Louis Anjos e Tiago Bonito, será a vez de Alexandre Silva cozinhar no Old Course, sábado, 6 de setembro (já esgotado). Gil Fernandes, da Fortaleza do Guincho, encerra o primeiro ciclo de jantares "A Michelin Star Experience", iniciado a 16 de agosto no clubhouse do campo de golfe Old Course, em Vilamoura.
Corpo do artigo
Alexandre Silva, detentor de uma estrela Michelin no restaurante LOCO, na Estrela, em Lisboa, e considerado um dos chefs mais inovadores da sua geração, é o nome que se segue no ciclo de jantares "A Michelin Star Experience" organizado pelo clubhouse Old Course, em Vilamoura. Os lugares já estão esgotados para o serão de 6 de setembro, mas ainda há alguns disponíveis para o jantar apresentado por Gil Fernandes, do Fortaleza do Guincho, que encerrará o ciclo dia 13 de setembro. O menu, com sete momentos, será harmonizado com vinhos da Sogrape.
Dando vida ao mote da "portugalidade à mesa", cada chef Michelin trará consigo "o sabor do território onde criou raízes, reinterpretando tradições, ingredientes e técnicas locais com criatividade e assinatura própria. Um verdadeiro tributo à diversidade e riqueza da gastronomia portuguesa, servido num cenário incomparável", lê-se em comunicado. A Evasões conversou com o chef Tiago Bonito (de momento sem estrela e responsável pelo restaurante Éon, no hotel boutique Palacete Severo, no Porto) e comprovou que o Algarve é uma região cara aos chefs.
"Na altura da minha adolescência, se queríamos aprender tínhamos de ir para o Algarve, onde estava a grande hotelaria e restauração. Há 20 anos, a constelação de estrelas Michelin estava no Algarve", segundo o chef nascido e formado em Coimbra, e que cedo criou afinidades a sul. "Tenho muitas memórias da região, ligadas a produtos, do javali de Monchique ao atum de Vila Real de Santo António, mas também a pessoas que se tornaram minhas amigas na profissão". O desfiar de memórias foi o fio-condutor do menu de 30 de agosto, guiado de sul para norte.
Abrindo com Algarve no seu "estado puro" com dois snacks - de frango piri-piri, alho e limão e ostra, jalapeño e yuzu -, o chef seguiu com um amuse-bouche de gamba-violeta, ajo blanco e funcho, prosseguindo com uma entrada de atum dos Açores, pepino, maçã e wasabi. Já nos pratos principais, apresentou pescada de anzol com salsa, lula gigante dos Açores trabalhada como tagliatelle e caviar; e novilho nacional com enguia fumada e beringela. A sobremesa, por sua vez, apelou ao gosto dos clientes internacionais com uma versão original do pastel de nata.
Gil Fernandes, distinguido com uma estrela Michelin no Fortaleza do Guincho, em Cascais, fará as honras de encerramento do ciclo na noite de 13 de setembro. Os jantares começam às 20h, a tempo de se admirar o entardecer sobre os pinheiros do campo de golfe desenhado por Estilo Frank Pennink e estreado em 1969. É um dos mais antigos do Algarve. É neste cenário que se desenrola a noite, ancorada num serviço rigoroso e atento ao detalhe, seguindo os sete passos gastronómicos descritos num cartão dentro de um envelope lacrado, com a assinatura do chef.
Os menus têm o valor de 150 euros por pessoa, já com harmonização vínica incluída. Dois dos cinco jantares tiveram já parelha líquida com os produtores algarvios Paxá Wines e Quinta dos Vales. Desfrutar de uma refeição no Old Course não implica, porém, aguardar por outro ciclo de jantares Michelin. O restaurante, renovado no final de 2024 com uma decoração elegante, bem ao estilo britânico, começou a servir jantares durante a primavera às quintas, sextas e sábados, a partir de propostas consensuais elaboradas pelos chefs Bernardo Coutinho e João Galvão.
Cruzar clientes nacionais não diretamente interessados no golfe - mas apreciadores e habitués de "experiências gastronómicas sofisticadas" - com o público internacional que todos os anos escolhe o Algarve para descansar ou residir é um dos objetivos do "A Michelin Star Experience" do Old Course. O outro é "colocar no mapa gastronómico" o restaurante do clubhouse, explicou João Madeira, marketing manager da Details - Hospitality, Sports and Leisure, mostrando que o espaço não serve apenas golfistas no final das partidas, mas também o público alargado.
Old Course
Volta do Medronho, 8125-548, Vilamoura
Tel.: 289 310 341/965 698 834
Web: www.oldcoursevilamoura.com
Jantares às quintas, sextas e sábados, das 19h às 22h.
Preço médio à carta, sem bebidas: 65 euros