No novo Oven do Mercado da Ribeira, a Índia e o Nepal estão a um forno de distância

Foto: DR
O restaurante Oven, aberto pelo chef nepalês Hari Chapagain na Baixa de Lisboa, em 2021 - e entretanto premiado como Bib Gourmand no Guia Michelin -, ganhou uma segunda morada no Time Out Market Lisboa, no Cais do Sodré. A aposta é na comida de rua indiana e nepalesa.
O forno Tandoor, construído em barro propositadamente para encaixar num dos módulos da cozinha aberta, é a força-motriz do Oven, o novo restaurante indo-nepalês do Time Out Market, no Cais do Sodré, em Lisboa. À frente do projeto, que desde a abertura a 5 de fevereiro não tem dado descanso às frigideiras ao lume, está o chef napalês de 35 anos Hari Chapagain, que em 2021 concretizou o sonho de ter um projeto de autor. Mas enquanto na Baixa aposta numa vertente mais "fine dining", no Mercado da Ribeira a energia é a de um café de rua de Mumbai.
Mais do que uma réplica do restaurante original, o novo Oven - operacionalizado em parceria com a Lisbon Street Kitchen - funciona como uma extensão do universo gastronómico do chef. Trata-se de uma interessante e saborosa fusão das cozinhas indianas e nepalesas, que, sem beliscar o receituário tradicional daqueles países, propõe uma abordagem moderna. "Aqui os pratos são os habituais, mas de confeção mais simples e rápida". O mesmo é dizer que 60% dos pratos são grelhados em poucos minutos no Tandoor, capaz de alcançar os 300 graus.

O chef Hari Chapagain.

Como exemplo de comida de rua, o chef destaca os mo:mo (bolinhos nepaleses tradicionais feitos à mão com frango picado, molho de tomate e gergelim, ou sésamo); e os chicken chilli toss (frango marinado salteado com pimentos, cebolas e com molho agridoce, ligeiramente picante). As especiarias fazem naturalmente parte das receitas e são guardadas em dezenas de frascos alinhados por cima do bar. Muito famosas são ainda as lamb roganjosh (costeletas de borrego cozinhadas lentamente com mistura de especiarias e ervas frescas).
Na coleção de pequenos pratos do Oven no Mercado da Ribeira, os clientes encontram ainda pratos como timur paneer (queijo fresco marinado com picles de manga, pimenta de Sichuan e especiarias, assado no forno) e tawa fish (robalo marinado com ervas frescas e especiarias dos Himalaias, assado no forno). O pão naan, igualmente importante nas cozinhas nepalesa e indiana, é um convite à partilha descontraída e, depois de cozido num minuto dentro do forno, chega em três versões: com manteiga derretida, com alho e coentros e com queijo mozzarella.


"Os nossos caris seguem as receitas clássicas", introduz de seguida o chef Hari Chapagain. Há cinco opções: butter chicken (de frango com manteiga, amêndoa, tomate e especiarias), madras chicken/lamb (de frango ou borrego, com especiarias aromáticas, coco e folhas de caril), goan prawn (de camarão goês com leite de coco, tamarindo, folhas de caril e sementes de mostarda), borrego e uma versão vegetariana com vegetais frescos da temporada. Os caris podem ser acompanhados com arroz basmati aromático, cozinhado a vapor no momento.
De sobremesa, o menu do Oven sugere a bebinca, uma espécie de pudim-flan goês com nove camadas diferentes. Tradicional é também uma das opções líquidas, como a bebida à base de manga e iogurte, típica da Índia e do Nepal. O Oven foi o primeiro projeto indo-nepalês em Portugal a receber o reconhecimento do Guia Michelin, nomeadamente a inclusão na categoria Big Gourmand, que distingue restaurantes com boa relação qualidade-preço até 45 euros. O espaço no mercado tem 14 lugares ao balcão e 42 numa esplanada na Praça D. Carlos I.
Oven - Time Out Market Lisboa
Avenida 24 de Julho (Cais do Sodré)
Das 12h às 00h.
Preço médio: 20 euros

