
Miss Jappa, em Lisboa
Foto: DR
Onigiri grelhados, crudos de atum braseado, asas de frango fritas, ramen e canja de amêijoas são alguns dos reforços da nova carta comemorativa do restaurante alfacinha, pelas mãos dos chefs convidados Anna Lins, Natalie Castro e Nuno Gonçalves.
O letreiro néon situado à entrada da casa, em tons quentes, avermelhados e alaranjados, e que chama a atenção de quem passa na rua, está aceso há já uma década. Junto ao Jardim do Príncipe Real, o asiático Miss Jappa está de parabéns, celebrando esta semana dez anos de portas abertas, e traz para a festa novidades na manga - 14 para ser exato, o número de novos pratos que reforçam a atual carta comemorativa, que acaba de entrar em ação. "No mundo da restauração, celebrar 10 anos é quase jurássico, no sentido mais divertido da palavra. Chegar aos 10 anos é um grande orgulho. Queremos estar cá pelo menos mais 10", explica Diogo Martorell, um dos proprietários do restaurante.
A nova carta espelha uma forte influência na cozinha nipónica, mas estende-se a outros receituários asiáticos, vivendo dessa confluência oriental, com vários piscares de olho à street food. Para o menu que assinala a primeira década do Miss Jappa, três chefs criaram novas propostas para provar ao almoço e ao jantar: Anna Lins, que esteve na génese desta casa, tendo sido a sua primeira chef executiva; Natalie Castro, que passou pela popular padaria alfacinha Isco, e que no Miss Jappa faz uma ponte entre Portugal e Oriente com alguns "pratos fora da caixa", antevê Martorell; e Nuno Gonçalves, especialista em ramen, viajante assíduo ao País do Sol Nascente e com um passado por moradas como o Afuri, Sugoi, Rabo d"Pexe e Senhor Uva.

O crudo de atum braseado, uma das novidades. Foto: DR
Da autoria de Anna Lins, chega agora o onigiri grelhado com recheio de carne picada, cebolinho e gengibre, alga nori, mozarela, parmesão e molho tonkatsu; o tataki negro de salmão braseado, junto a ovas ikura, alga nori, molho de agrião e um fio de leite de coco; o crudo de atum braseado com picado de abacaxi, fios crocantes de beterraba, cebolinho, chilli lime e molho de soja fumado; e o Bomb, um prato interativo com sushi bites de atum, salmão e camarão, que vem com um dado - quem na mesa tirar o valor mais alto no dado tem direito a um shot -, inspirado no Roleta Russa, um prato clássico do Miss Jappa, envolvendo seis peças gunkan e o mesmo género de jogo.

As asas de frango fritas, ao estilo da cidade de Nagoya. Foto: DR
Natalie Castro traz para a nova carta roru kyabetsu, rolinhos de couve-lombarda recheados com carne picada, tomate, gengibre, alho, mirin, saké e molho de soja; a congee de amêijoas e coentros, inspirado na tradicional canja chinesa de frango; e TKG donburi, feito de arroz de sushi, salmão, atum, corvina, gema de ovo, cebolo, sementes de sésamo e shichimi togarashi. Nuno Gonçalves criou as Nagoya tebasaki, as asinhas de frango fritas, um clássico da street food e das izakayas da cidade que as batiza; dois ramen - um vegetariano, com caldo miso e cogumelos ostra, e outro de carne; zaru udon, um prato frio de massa udon com cachaço de porco, molho de amendoim, coentros e pepino.

A canja de amêijoas e coentros. Foto: DR
Nas sobremesas, só há entradas novas. Prova-se agora o creme de chocolate branco, lemongrass, pera bêbeda e granita de shisô; a tarte de yuzu merengada; e as guiozas de maçã com creme de amêndoa e matcha. Importa referir também que toda a carta de bebidas do restaurante, com referências vínicas, saké e cocktails de assinatura, está também renovada.

Um dos novos ramen da casa. Foto: DR
A festa dos 10 anos prossegue ao longo dos próximos meses e uma das propostas são os pop-ups protagonizados pelos chefs que reforçam a nova carta, onde caberão algumas propostas exclusivas. Natalie Castro é a primeira, a 26 e 27 de fevereiro; segue-se Nuno Gonçalves em março; e Anna Lins está prevista para o final de abril/início de maio.

Anna Lins, Natalie Castro e Nuno Gonçalves assinam os novos pratos. Foto: DR
Miss Jappa
Praça do Príncipe Real, 5, Lisboa
Tel.: 211379763
Web: missjappa.pt
Das 18h30 às 23h30, todos os dias. Sábado e domingo, também das 12h às 15h30.
Preço médio: 28 euros

