Restaurante pan-asiático Po Tat, em Belém, lança dois novos menus de degustação

O prato de tamboril grelhado é um dos que integra o menu de degustação.
Foto: DR
O restaurante Po Tat, aberto a não-hóspedes no interior do hotel Palácio do Governador, em Belém, tem dois novos menus de degustação (um deles vegetariano) em género de "best-of" do menu assinado pelo chef executivo André Santos. Portugal mistura-se com a Ásia, à mesa.
Cogumelos ostra com molho de inhame e amendoim. Além de ficar na memória de quem o prova, este é o único prato salgado comum aos dois novos menus de degustação do Po Tat, o restaurante pan-asiático do hotel Palácio do Governador, situado no bairro monumental de Belém. "É um prato que representa bem a nossa filosofia, ao conjugar produtos portugueses com técnicas asiáticas", considera André Santos, o chef de 36 anos que lidera esta cozinha. O parfait de manga e corcuma com gelado de arroz negro e meregue de yuzo também bisa.
"Os cogumelos ostra, neste caso, são intemporais. Tivemos esse cuidado [de prolongar a vida útil do prato, que surge no menu como entrada]", afirma ainda. Numa pequena provocação, diz o chef, "há quem saboreie nas pontas queimadas algo próximo do frango assado". Certo é que se trata de um prato marcante que, juntamente com outros pratos do menu - aqui em porções menores - contribui para os oito momentos de cada um dos menus de degustação. A novidade foi apresentada em novembro de 2025, e segundo o chef, o vegetariano tem tido procura.

O chef executivo André Santos.

Em cima, à esquerda, o prato de cogumelos, comum aos dois menus.
À mesma mesa do Po Tat - numa sala cujos tetos em tijolo-burro foram conservados do palácio onde viveram os governadores do porto de Belém, a partir do século XVI -, os clientes podem pedir um menu de degustação regular e um menu vegetariano. Comum a ambos é a carta fixa do restaurante, ou seja, os momentos variam em função dos pratos disponíveis a cada temporada. André Santos prevê renovar a oferta em meados de fevereiro, na qual deverá manter o rissol de lula e berbigão à Bulhão Pato com mirim (presente no menu como snack).
Do menu de degustação vegetariano consta, no entanto, um prato criado de raiz: couve pack-choi com amêndoa e laranja. A fechar ambos, o chef propõe a sobremesa de parfait de manga e corcuma com gelado de arroz negro e merengue de yuzo (citrino japonês). "Estamos, entretanto, a preparar uma futura sobremesa de pastel de nata", revela, que fará alusão ao nome Po Tat, que em cantonês, segundo o manifesto do restaurante, significa "tarte de ovo". Esta terá sido "uma variação do pastel de nata", que levaria um "recheio de creme britânico".

Parfait de manga e corcuma com gelado de arroz negro e merengue de yuzo.
A montante quer da carta quer dos menus está uma fusão de ingredientes e técnicas. A aposta em produtos portugueses e locais é um dos pilares do Po Tat, que, à luz da inspiração pan-asiática, incorpora técnicas e ingredientes daquelas latitudes nas receitas. "Se queremos conferir doçura temos o mirim [condimento da culinária japonesa], se queremos sal, temos a soja, se queremos acidez, o vinagre de arroz", exemplifica. As receitas prestam "tributo às antigas rotas de comércio e intercâmbio cultural" em que os portugueses se destacaram.
Antes de assumir o desafio que o cargo de chef executivo do Palácio do Governador lhe trouxe, André Santos, 36 anos, natural de Lisboa, trabalhou em casas como o Taberna 1300, O Talho, o Hotel Inspira Santa Marta e o Bairro Alto Hotel, onde pôde "aprimorar a suas técnicas" e desenvolver "um estilo culinário marcado pela criatividade e atenção ao detalhe". Uma das vantagens foi, de resto, já ter trabalhado no Bairro Alto Hotel com o chef Bruno Rocha, que é consultor gastronómico na estrutura da Highgate Portugal, gestora do Palácio do Governador.
Po Tat
Palácio do Governador - Lisbon Hotel & Spa
Rua Bartolomeu Dias, 117 (Belém)
Tel.: 963 637 239
Web: palaciogovernador.com
De terça a sábado, das 19h30 às 22h30.
Preço médio à carta, sem bebidas: 50-55 euros
Menu de degustação regular, 65 euros; menu vegetariano, 55 euros
Disponível harmonização vínica mediante pedido.

