No Ritz, o Kikubari homenageia o Japão com novos cocktails e petiscos (com dedo Michelin)
Partilha a cozinha com o Michelin Kabuki, mas é vivido numa dinâmica mais descontraída e leve, entre refeições ou ao longo da tarde, sem pressões horárias. Para o verão, o Kikubari preparou uma nova carta de petiscos e cocktails de autor, sem nunca perder de vista a principal inspiração: o Japão.
Corpo do artigo
Chama-se Niwa Shi, composto por gin japonês, cordial de manjericão e shiso, yuzu, matcha e bitter de laranja, e é servido num copo que tem a forma do Monte Fuji esculpido na sua base, apoiado depois numa cama de musgo. O cocktail bestseller do Kikubari by Kabuki, o bar situado no piso superior ao restaurante Michelin do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, não só mostra a inspiração clara nos sabores e cultura nipónicos, como revela a atenção ao detalhe que atravessa os petiscos e as bebidas deste espaço, que recebe o verão com uma carta renovada, mais fresca.
A cozinha é partilhada com a do Kabuki, mas ao contrário do restaurante liderado pelo chef Sebastião Coutinho, no bar é possível comer ou beber entre refeições, já que não encerra entre almoço e jantar. A ideia é que o Kikubari tenha uma dinâmica “mais leve, mais descontraída, mais rápida” do que o irmão estrelado, “mas mantendo a qualidade”, explica Telmo Santos, responsável de bar. “Queremos transformar este bar no primeiro 100% japonês em Lisboa e Portugal, no que toca à coquetelaria”, adianta o mesmo, que usa o máximo de produtos nipónicos, desde destilados a flores e citrinos oriundos do país do sol nascente.
Na carta de cocktails de assinatura, há novas criações para provar, como o Mahjong (whisky, licor de cacau, licor de yuzu, pistacho, palo santo), tostado, fresco, amadeirado e cítrico; o Ekizochikku (vodka, cordial de goiaba e lichia clarificado, lima kaffir), exótico e refrescante; o Red Akuma (tequila, Dry Curação, yuzu, laranja sanguínea, pasta de pimentas e yuzu e pasta de pimentas coreanas), fresco, picante e cítrico, uma versão asiática de uma spicy margarita; ou o Pandankõrãda (rum infusionado com folha de pandan, rum, abacaxi, lima, leite de coco e genmaicha, ou chá verde de arroz tufado), aveludado, tropical, leve.
Ainda no departamento das bebidas, importa dizer que o bar aposta na happy hour de terça a sexta, sempre entre as 17h e as 19h: na compra de um cocktail da casa ou de uma cerveja, o segundo é gratuito.
Na comida, destaque para o Menu Kikubari, um combinado por trinta euros/pax que inclui três momentos. Arranca-se com a sopa miso, o popular caldo japonês de soja fermentada com tofu e algas. Segue-se para a bento box, ou a marmita nipónica, que inclui croquetes de atum com maionese japonesa e katsuobushi, o bonito desidratado; o mexilhão braseado com molho holandês; as peças de sashimi (na nossa visita, serviu-se salmão, lírio, peixe galo e toro); e o oniguiri que junta arroz, chutoro e ovas de tobiko. E termina-se com o mochi do dia, que neste bar tem sabores variados – pode ser de paste de nata, de maracujá, de doce de abóbora e requeijão, de pistacho, etc.
Além do menu, a carta do Kikubari tem outras propostas como ostras, guiozas de carabineiro, pregos de toro e de wagyu e, no sushi, peças de maki diversas. Propostas para provar de forma descontraída, quer nas mesas do bar, quer ao balcão, que ao todo somam capacidade para cerca de 30 comensais.
Kikubari by Kabuki
Rua Castilo, 77, Lisboa
Tel.: 212491683
Web: instagram.com/kikubari_lisboa
Das 12h30 às 00h (cozinha encerra às 22h30). Encerra domingo e segunda.
Preço: Menu Kikubari (três momentos) a 30 euros/pax; cocktails desde 16 euros; mocktails desde 12 euros.