Depois de ter brilhado este ano com duas novas recomendações no guia Michelin – o Flor de Lis e Bistrô – o chef Arnaldo Azevedo tem mais um par de propostas, no Porto e em Matosinhos.
Corpo do artigo
Arnaldo Azevedo continua a expandir a sua cozinha para várias latitudes. A base mantém-se – a excelência do produto –, mesmo sendo as suas duas novas propostas absolutamente distintas. No Taglio, situado no Mercado de Matosinhos, os produtos frescos ali adquiridos são os ingredientes principais das pizas e focaccias. No mesmo mercado, o chef já lidera o Bistrô by Vila Foz, que este ano entrou como restaurante recomendado no Guia Michelin.
“Isto do mercado começou por uma brincadeira. Nunca na vida pensei em ter um restaurante lá, e depois do Bistrô surgiu a Taglio”, diz o chef. No primeiro, o produto em destaque é o peixe. O cliente pode mesmo escolher numa das peixarias o exemplar que quer que lhe seja preparado.
No Taglio, a comida é de outras paragens e mais informal, mas não menos cuidada ou local. “Foi-me dada a oportunidade de explorar mais um espaço no mercado e lembrei-me de fazer algo diferente.” Como não há muitas mesas, um projeto de pizas e foccacias com serviço de take-away pareceu-lhe o ideal, até porque ali não havia nada do género. “Os restaurantes do mercado são sustentados pelo mercado”, e aqui não podia ser diferente. “Temos, por exemplo, uma focaccia de lagosta e tanto estas como as nossas pizas usam também os vegetais e legumes do mercado.”
A carta é descomplicada, dividindo-se em cinco propostas de focaccia e cinco de piza. Além da de lagosta, com alface e molho tártaro, há focaccia com recheio de presunto, molho pesto, mozarela e tomate marinado; de rosbife, com rúcula e kimchi; e duas propostas vegetarianas, de pesto e cogumelos; e de curgete, espinafres e pickles de cebola. Ambas também com tomate. Das pizas, destaque-se a de bresaola (carne curada) com tomate San Marzano, mozarela, tomate cherry, cebola e rúcula. Do mar ao rio
A cozinha de Arnaldo Azevedo já se pode encontrar também fora da zona da Foz, onde tem o Vila Foz e o Flor de Lis, e de Matosinhos. O mais recente projeto, na Rua da Restauração, com vistas para o Douro, faz parte do hotel Maison Bleue by Vila Foz.
Aberto a passantes, o Restart funciona como uma espécie de montra de alguns dos pratos clássicos que o chef foi criando nos últimos anos, como o arroz caldoso de robalo, o bacalhau à Brás ou os filetes de polvo. “Acho que esta proposta faz sentido, visto que aqui estamos mais centrais e podemos trabalhar outro tipo de público.” Na carta não faltam também propostas nortenhas, como a salada de polvo ou croquetes, nas entradas.
A tradição tem o momento alto na pá de cordeiro, que remete para “os assados de domingo em família”. A criatividade também tem lugar, como são exemplo o ravioli de rabo de boi com molho de queijo da Serra. E sendo restaurante de hotel, há sugestões internacionais, como risoto, moqueca ou linguini com pesto e feta. Para comer na sala ou na esplanada, com vistas desafogadas para o Douro.
Restart by Vila Foz
Rua da Restauração, 276, Porto
Tel.: 933 215 211
Web: instagram.com/restartbyvilafoz
Das 12h30 às 16h, à quarta, quinta e domingo; das 12h30 às 16h e das 19h às 22h30 à sexta e sábado
Preço médio: 35 euros
Taglio by Vila FozMercado de Matosinhos,Rua França Júnior, loja 5A
Tel.: 222 449 751
Web: instagram.com/tagliobyvilafoz
Das 12h às 16h30, de terça a quinta; das 12h às 16h e das 19h às 22h30 à sexta e sábado
Preço médio: 15 euros