A casa centenária da Boavista onde viveu Ricardo Severo dá vida a um boutique hotel que casa a herança original com elementos contemporâneos. No Palacete Severo há galeria de arte, dois restaurantes, spa, jardim e piscina exterior.
Corpo do artigo
Foi construído há mais de cem anos pelo arquiteto, engenheiro, arqueólogo e escritor Ricardo Severo, servindo de sua residência, e homenageia o seu estatuto centenário e a sua herança original de várias formas, uma das quais a manutenção de elementos históricos como vitrais, cerâmicas e trabalhos em madeira restaurados, casando essa tradição com uma abordagem decorativa contemporânea.
Há um ano, esta casa do século XX da Invicta ganhou nova vida, com a abertura do Palacete Severo, o hotel cinco estrelas que assenta na promoção da arte e do património. Ao todo, há 20 quartos e suítes, com vistas para o jardim, onde também se encontra a piscina exterior de água salgada, convidativa para os dias de sol que ainda não se despediram este ano.
O boutique hotel da Boavista, que funciona só para hóspedes adultos, e classificado como edifício de interesse histórico, é atualmente propriedade de um casal francês, que descreve o Palace Severo como "um lugar de amor intemporal de Ricardo Severo". "A sua essência mantém-se viva na alma desta casa. Está nas pinturas, nos conceitos, nas cerâmicas, na graciosidade das estátuas, nas cores e na luz que entra pelos vitrais", explicam os donos.
A galeria de arte situada no hotel, a Perspective Galerie, é um dos trunfos na manga desta casa, apostando nas experiências visuais imersivas, criando ligação com o espaço homónimo que existe em Paris. O spa, o ginásio e a biblioteca são outras valências deste "refúgio escondido no centro do Porto" que aposta em "conforto e exclusividade, sempre mantendo uma forte conexão com o património e a cultura local", explica Joana Almeida, diretora geral do hotel.
Outra mais-valia é a gastronomia, aqui apresentada de duas formas pelas mãos do chef Tiago Bonito, responsável por levar uma estrela Michelin à Casa da Calçada, em Amarante. Se no Bistrô Severo dominam as propostas mais casuais, no restaurante Éon serve-se à mesa a alta cozinha de Bonito, com um menu de degustação de 14 momentos, o "Lés a Lés", que viaja pelas suas memórias, experiências e inspirações. Caviar, ouriço do mar, gamba violeta e algas; atum rabilho, ostra, pepino e maçã; lula, paio de lombo de porco preto, iogurte e harissa; e novilho, aipo fumado, queijo de São Miguel e cogumelos selvagens são algumas das combinações criadas nesta cozinha.
Palacete Severo
Rua Ricardo Severo, 21, Porto
Tel.: 229 677 000
Web: palacetesevero.com
Preço: quartos desde 300 euros, com pequeno-almoço.