A mais recente unidade The Lince refugiou-se no arvoredo do Monte da Falperra, em Braga, reabilitando um edifício emblemático, com a elegância e conforto a que a marca já nos habituou. Quer ser um destino de bem-estar e de conexão com a natureza, para uma escapadinha fora da cidade.
Corpo do artigo
O antigo Hotel da Falperra renasceu este verão sob a insígnia The Lince, com uma aposta reforçada no bem-estar e no desporto. A unidade hoteleira, aninhada entre o arvoredo do monte da Falperra, na fronteira entre as cidades de Braga e Guimarães, foi construída sobre as ruínas de um antigo convento franciscano no início da década de 2000. E a reabilitação manteve o traço original do edifício - a fachada e as imponentes paredes em pedra descoberta no interior - , mas também trouxe algumas mudanças estruturais, no sentido de alinhar os interiores com a identidade dos hoteis The Lince: elegância, amplitude e conforto. O quatro estrelas dá agora ares de refúgio contemporâneo no meio da floresta, para uma escapadinha fora da cidade.
Logo à entrada, sobressai uma das peças de assinatura da chancela: a lareira, que em breve será acesa, para dar um aconchego extra aos dias de outono. Aí, tons de verde e castanho, que vão das paredes aos elementos decorativos, trazem a envolvência do bosque para o interior. Um corredor de pé direito alto, ladeado por duas imponentes paredes em pedra descoberta, com janelas abertas para dois pequenos claustros, feitos jardins de inverno, dá passagem para o wine bar, onde outra lareira suspensa dá conforto ao ambiente. A carta de petiscos e pizas em forno a lenha, criada com a chef Júlia Oliveira, responsável pelo restaurante Mosteiro do The Lince Santa Clara, em Vila do Conde, está disponível durante todo o dia, tanto para hóspedes como para passantes, e acompanha com uma seleção cuidada de vinhos nacionais.
Para já, o sol ainda convida a fazer as refeições no alpendre, uma espécie de varanda voltada para a icónica piscina exterior, de dimensões consideráveis, e para a zona ajardinada que a rodeia. O ambiente é por si propício ao relaxamento, se nos deixarmos envolver pela brisa fresca da floresta, apreciar a paleta de verdes e o silêncio, interrompido pelos sons dos pássaros que se escondem na copa das árvores. Querendo entregar-se completamente ao descanso, dali tem-se acesso direto ao renovado Altus Wellness SPA, equipado com piscina interior, sauna, banho turco, banheira de gelo e duas salas para tratamentos de assinatura. A intervenção neste espaço veio reforçar o posicionamento do hotel como uma unidade dedicada ao bem-estar e à conexão com a natureza.
É também evidente a aposta no segmento desportivo. O ginásio é acessível aos hóspedes 24 horas por dia, e para breve está prevista a criação de dois campos de paddle e a renovação do campo de futebol que já existia na propriedade. Na sua primeira vida, o hotel fez parte da lista de estabelecimentos hoteleiros da rede do Euro2004, e existe a ambição de voltar a receber equipas profissionais da modalidade.
As obras de reabilitação do edifício permitiram ainda dotar o hotel de novos espaços, como as duas salas de reuniões e eventos, a sala de pequenos-almoços aberta para o jardim, a sala de leitura iluminada por uma grande claraboia, e 14 novos quartos no piso térreo. Estes e os já existentes foram cuidadosamente pensados para proporcionar o máximo conforto aos hóspedes. São espaçosos e funcionais, com uma decoração elegante, em tons neutros, animada por apontamentos de cor. Há suítes com sofá cama e quartos comunicantes, o que faz do novo The Lince Braga um refúgio ideal para um retiro a dois ou em família.
The Lince Braga
Estr. Via Falperra EN 309, Braga
Tel.: 253 402 000
Web: thelincehotels.com/braga
Quarto duplo a partir de 140 euros (com pequeno-almoço)