Num edifício que remonta ao século XVI, a família Quintas, proprietária desde os anos 40 do século XX, abriu há dois meses um espaço de turismo. A Quinta de São Pedro, junto ao centro de Arouca, quer permitir uma experiência plena de ruralidade.
Corpo do artigo
"A casa dos caseiros estava a ficar muito degradada. Só utilizávamos o rés-do-chão, onde temos a adega para fazer o vinho e que também usávamos como arrumos", conta Joaquina Quintas, que com os filhos Ana e Sérgio embarcou na aventura de reabilitar aquela casa e de desenhar a partir dela um projeto de turismo rural.
A ideia, desde logo, foi preservar e valorizar o património histórico e de família, que habita a casa principal. "A quinta tem muita história. Remonta ao século XVI e terá sido construída pela família da nobreza Quadro Teixeira, que tinha várias propriedades e estava ligada à Inquisição, além de estar envolvida na fundação da Santa Casa da Misericórdia." Os anos passaram e o espaço acabou por ser adquirido por outra família, que vendeu à atual por volta de 1940.
Nesta nova fase desta longa história, a casa dos caseiros, que mantém no rés-do-chão o lagar onde se continua a produzir vinho para consumo doméstico, de uvas que saem da própria quinta - variedades Arinto, Loureiro e Trajadura - e que estão plantadas mesmo ali ao lado da piscina. Esta, de resto, já existia, porque pertence à casa principal. Mas os hóspedes são convidados a usufruir dela e também dos jardins envolventes, com laranjeiras, macieiras, pereiras, castanheiros e uma figueira.
À parte original, recuperada da casa dos caseiros, fez-se um acréscimo mais moderno. Assim, ficou com sete quartos de tipologia similares (para duas pessoas, com possibilidade de acrescentar camas para crianças e berço) e na zona do antigo palheiro construiu-se um quarto mais espaçoso. Todos eles têm um deck, para prolongar o espaço para o exterior e um dos quartos está adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.
Os pequenos almoços são servidos na sala de estar, repleta de livros e jogos. "O pequeno-almoço é em formato self-service e tentamos sempre variar a oferta", refere. Há frutas, pães, queijos, bolo caseiro, sumo feito das laranjas da quinta (em época) e quentes, como ovos mexidos, esses sempre feitos na hora, a pedido.
A Quinta de São Pedro Arouca Valley não oferece serviço de refeições, até porque está-se a meia dúzia de minutos a pé do centro de vila, onde não faltam restaurantes. E quem quiser, pode ir buscar comida e fazer a refeição na quinta. De referir ainda que o espaço é pet-friendly, tudo a pensar no bem estar de toda a "família".
Quinta de São Pedro Arouca Valley
Rua de S. Pedro, 465, Arouca
Tel.: 256 948 120 | 962 180 833
Web: quintaspedroaroucavalley.pt
Preços: a partir de 110 euros (duas pessoas com pequeno-almoço)