O restaurante A Cabana, em Espinho é o lugar ideal para nos reconciliarmos com o Atlântico. A toada gastronómica é marítima, um posto de frequência indispensável para os amantes do que o mar traz.
Corpo do artigo
Estamos no coração da Costa Verde, lugar de fusão do estival com o patrimonial. Não há como não apetecer muito começar a refeição com o belíssimo creme de marisco que aqui se prepara. A proximidade do Porto pode contudo exercer em nós o poder da saudade, e pode acontecer pedirmos um bom caldo verde para a etapa inaugural. O que se prepara na Cabana é maravilhoso.
O que nos traz aqui, a este local idílico instituído em apoio de praia, contudo são o peixe e o marisco. Estamos bem, aqui a oferta é de truz. Entramos na refeição com ameijoas à Bulhão Pato, de ADN bem português, sem contudo enjeitarmos a versão espanhola, de base de tomatada. Ostras ao natural, bem portuguesas, são a forma mais lusitana de iniciar. Assim como melão com presunto, a vezeira entrada de outrora que de certa forma deixámos de praticar. Sinal dos tempos.
O cockail de marisco é outra realidade entradeira que deixámos de visitar, o que é de lamentar, porque a versão deste Cabana é deliciosa. A oferta marisqueira é deliciosa e muito variada, desde o elementar e minúsculo camarão da costa até ao lavagante ao natural. Seleção cuidada da matéria prima, conjugada com um trabalho culinário colossal na cozinha, evocando tempos que já dávamos como desaparecidos. Nada disso, aqui está tudo bem vivo. O rodovalho grelhado é fantástico, assim como o cherne levado à grelha. São maravilhosos os filetes de pescada com salada russa, grande expoente da frescura marítima. O bacalhau na brasa é também muito bom e recomendável, para não falar do celebrado e muito amado bacalhau à Braga. Posta frita, assessoria de batatas fritas às rodelas e a cebolada que nos prende a alma, tudo em grande sintonia a com sabores bem apurados.
Nas carnes temos carne de porco à alentejana, a forma de cozinhar e apresentar a carne de porco de que o país inteiro é cliente frequente. Faz-se um bife de boi à Cabana que encanta toda a gente. O lombo de boi no espeto é uma delícia perante a qual não nos fazemos rogados. Carne macia e saborosa, a desafiar o pináculo do gosto. Terminamos docemente a refeição com pão-de-ló e bola de gelado, ou com a excelente mousse de chocolate da casa. Saímos deste palco oceânico com a promessa firme de em breve aqui voltar.
A Cabana
Avenida Rotunda da Praia Seca, Espinho
Tel.: 914 017 007
Web: acabana-espinho.com
Encerra à segunda-feira.
Preço médio: 45 euros